Na estreia do novo tapete do Mané Garrincha, Palmeiras e Vasco mediram forças na tarde deste domingo (22), em duelo que terminou em vitória paulista. O único gol da partida foi marcado por Flaco López. Mais de 60 mil torcedores lotaram as arquibancadas, atingindo a marca de maior público do Brasileirão.
O primeiro tempo foi morno, sem grandes chances para os dois lados, apesar do Verdão conseguir levar a vantagem no placar para o intervalo. O time carioca voltou um pouco melhor para os 45 minutos restantes, mas o time de Abel Ferreira continuou controlando a partida sem muitas dificuldades, com Weverton fazendo boas defesas.
Assim, até o momento, o Palmeiras permanece na vice-liderança, com 53 pontos. Já o Vasco vem em décimo lugar, com 35 pontos.
Primeiro tempo
O jogo começou em um bom ritmo, mas sem nenhum dos times chegar com boas finalizações no gol. Com menos de dois minutos, o Palmeiras armou pela esquerda em boa jogada de Felipe Anderson, mas a defesa fez o corte. Aos cinco, Veiga teve oportunidade na área e acabou furando. Na direita, aos 12, Payet cruzou na área para Vegetti que chegava, contudo, Murilo acompanhou o lance e mandou para escanteio.
Já nos 19, Flaco López recebeu de Veiga na entrada na área. A arbitragem deixou seguir, mas foi marcado impedimento no lance. Depois de bons minutos sem finalizações, quem abriu o placar foi o Verdão, com 25 minutos decorridos. López recebeu presente de Rayan, que errou o passe vascaíno e deixou o artilheiro palmeirense com o domínio, que não demorou e mandou na direita do goleiro. Nono gol do argentino no campeonato.
Somente com 37 minutos, o Vasco deu o primeiro chute que trouxe perigo real no gol de Weverton. David bateu forte de pé esquerdo, mas o goleiro alviverde saltou para fazer a defesa. Veiga pegou na direita e inverteu com Felipe Anderson, que chutou e passou mascado ao lado da trave, aos 41.
Já nos acréscimos, o Verdão teve um contra-ataque com Giay, que tentou passe para Maurício, mas o companheiro não alcançou a bola. Aos 50, o Cruzmaltino errou novamente a saída de bola e Veiga aproveitou, e a bola parou na trave.
Placar no fim da primeira etapa: 0x1.
Segundo tempo
Apenas o Vasco mexeu no time para o reinício. Rayan, que cometeu o erro fatal no primeiro tempo, deu lugar a Emerson Rodríguez. Richard Ríos cruzou a primeira bola na área da etapa, porém Léo Jardim saiu do gol para interceptar a tentativa. Aos seis, Flaco mandou uma bicicleta para o gol de Léo Jardim, explodindo no travessão.
Com 10, Maurício desperdiçou boa chance, novamente com López na jogada. O atacante cruzou pro meia, que ficou cara a cara com o goleiro e finalizou em cima, facilitando a defesa. Na sequência, Payet tentou e Weverton também ficou com a bola sem dificuldades. Aos 20, o VAR chamou para análise de toque de mão de Vanderlan na área. Contudo, o árbitro não achou intencional na interpretação e recomeçou o jogo com bola ao chão.
Primeiro cartão amarelo aos 22 para Vegetti por reclamação, após o lance polêmico anterior. Depois, Ríos também foi amarelado. O colombiano estava pendurado e será desfalque na rodada que vem, contra o Galo. Aos 33, Weverton salvou mais uma vez, em cabeceio de Pablo Vegetti.
Já aos 42, Giay roubou a bola e carregou desde antes do meio de campo, tocando para Rony na entrada da grande área. Porém, o jogador mandou mal por cima do gol e não ampliou a vantagem palmeirense. Se encaminhando para o fim, Zé Rafael levou cartão por dura entrada em Philippe Coutinho no meio de campo. Weverton também levou, mas por cera.
No último lance, Lázaro quase marcou o segundo. Depois de longos 11 minutos de acréscimos, o juiz encerrou a partida. Placar final: 0x1.
Próximos jogos
Pela próxima rodada, as duas equipes terão adversários mineiros pela frente. O Palmeiras retorna a campo no fim da tarde do dia 28 (sábado), para enfrentar o Atlético Mineiro, às 18h30. No dia seguinte, o Vasco viaja para duelar com o Cruzeiro, também às 18h30.
Escalações
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Léo, Maicon e Lucas Piton; Hugo Moura (Maxime Dominguez), Sforza (Mateus Carvalho) e Payet (Philippe Coutinho); David, Rayan (Emerson Rodríguez), Vegetti e David. Técnico: Rafael Paiva.
Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Aníbal Moreno (Zé Rafael), Richard Ríos e Maurício (Fabinho); Raphael Veiga (Lázaro), Felipe Anderson (Rômulo) e Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira.