Foto: Gilson Lobo/AGIFCruzeiro e Palmeiras se enfrentaram na noite desta quarta-feira, dia 4 de novembro, pela penúltima rodada do Brasileirão. O jogo aconteceu no Mineirão, sem presença de torcedores, por pedido da CBF. O Verdão precisava da vitória para seguir vivo na briga pelo título e conseguiu o resultado, de virada, com o placar de 2 a 1.
Agora, o Verdão enfrentará o Fluminense no Allianz Parque, precisando vencer obrigatoriamente. Enquanto isso, também terá que torcer para o rival São Paulo vencer o Botafogo, em jogo que acontece no Nilton Santos.
O primeiro tempo foi marcado por grande ritmo do Palmeiras, que pressionou o Cruzeiro desde o início. O goleiro Cássio, no entanto, foi decisivo, realizando oito defesas que impediram o Verdão de abrir e construir um placar seguro no primeiro tempo.
Os atacantes Estevão e Felipe Anderson foram muito utilizados pelas pontas, mas os comandados de Abel Ferreira também tentaram jogadas por cruzamentos para área e bola parada, principalmente escaneio.
Do outro lado, Cruzeiro apostou em contra-ataques e teve uma boa chance com Lautaro Díaz, mas Weverton fez uma defesa decisiva para manter o placar zerado para ambos os lados. Dessa forma, os times foram para o intervalo com um 0 a 0 no placar.
Diferentemente da etapa inicial, o placar de jogo foi aberto logo no início dos 45 minutos finais. Matheus Pereira conseguiu balançar as redes após contra-ataque puxado por Marlon, o lateral-esquerdo. O meia-atacante recebeu no meio da área e bateu para o gol, no canto de Weverton.
O Palmeiras seguiu em cima, assim como nos minutos iniciais, e conseguiu empatar a partida. Richard Ríos fez boa jogada pela direita, fez um ‘toca e passa’ com Estêvão e tocou para Maurício. O meia do Palmeiras recebeu livre na entrada da área e chutou para igualar o placar.
A partida seguiu pegada nos minutos seguintes, mas foi apenas no fim do tempo regulamentar que o terceiro gol do jogo foi sair. O Verdão aproveitou a estrela de Estêvão, que bateu uma falta primorosa e acertou no ângulo de Cássio. O arqueiro cruzeirense tentou chegar na bola, mas viu o Palmeiras virar o placar.
Com o resultado de 2 a 1, o Palmeiras segue vivo na busca pelo título do Campeonato Brasileiro, mas precisa de um tropeço do Botafogo.
Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Zé Ivaldo e Marlon; Ramiro, Lucas Silva, Japa e Matheus Pereira; Gabriel Verón e Lautaro Díaz. Técnico: Fernando Diniz.
Palmeiras: Weverton; Giay, Murilo, Vitor Reis e Vanderlan; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Felipe Anderson e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.