O Santos mantém, atualmente, 16 atletas emprestados a outros clubes. Entre eles estão nomes que geraram expectativa nas categorias de base, jogadores com passagem turbulenta pela equipe principal e atletas formados no clube que não conseguiram se firmar no profissional.
Desses 16, três têm previsão de retorno já no meio da temporada, mas a tendência é que voltem a atuar fora da Vila Belmiro. Outros quatro jogadores possuem contratos de empréstimo que se encerram no fim deste ano.
Segue o panorama sobre o momento de cada atleta fora do clube, de acordo com o ge:
Zanocelo, revelado com expectativa de se firmar no time principal, pediu empréstimo ainda no primeiro semestre de 2023. Depois de passagem discreta pelo Fortaleza, ele se transferiu para o Estoril, de Portugal, onde jogou 31 vezes e marcou dois gols, sendo titular em boa parte da temporada. O Santos mantém seu contrato até 2027, mas deve emprestá-lo novamente, já que o Panathinaikos, da Grécia, demonstrou interesse.
O atacante colombiano chegou ao Santos com fama de goleador no futebol escocês, mas não rendeu e sofreu críticas. Em julho do ano passado, o clube o emprestou ao Atlético Nacional, onde vem vivendo boa fase: disputou 29 jogos, marcou nove gols e deu seis assistências. Como vice-artilheiro da equipe no campeonato local, ele deve permanecer no clube colombiano até dezembro.
Envolvido em polêmica ao ser flagrado em uma festa com Lucas Pires, Nathan foi punido e afastado pelo Santos. Após rápida passagem pelo Famalicão (Portugal), chegou ao Internacional, mas pouco jogou: apenas quatro partidas. Seu contrato com o Santos vai até 2026, mas o retorno à Vila está descartado.
Considerado uma joia da base, Sandry sofreu com seguidas lesões e perdeu espaço. Após o Paulistão, foi emprestado ao Athletic (MG), onde participou de oito jogos na Série B. Perdeu espaço, mas voltou a ser titular recentemente. O contrato com o Peixe vai até 2026.
Criticado desde sua chegada em 2024, Patrick atuou apenas uma vez pelo Santos em 2025. Foi emprestado ao Athletico-PR, onde soma 15 jogos e uma assistência, quase sempre entrando no segundo tempo. O contrato vai até o fim de 2026, com empréstimo válido até o final de 2025.
O Santos deu poucas chances no Paulistão para a promessa da base, o boliviano Miguelito, e o emprestou ao América-MG. No clube mineiro, ele jogou sete vezes, marcou dois gols e deu uma assistência. No entanto, se envolveu em polêmica ao ser acusado de injúria racial por Allano, do Operário-PR, e recebeu suspensão de cinco jogos. Seu contrato com o Santos vai até 2027.
Contratado em 2023 para ajudar na luta contra o rebaixamento, Nonato não se firmou. Emprestado ao Fluminense desde julho de 2024, participou de 20 jogos, com um gol e duas assistências. Foi titular na estreia do clube na Copa do Mundo de Clubes. O vínculo com o Santos vai até 2026.
O volante uruguaio, contratado em 2022, perdeu espaço após a queda do Santos no Brasileirão. Após empréstimo ao Newell’s, agora defende o Independiente, onde tem 14 jogos em 2025. Seu contrato termina no fim deste ano.
Desde 2016 no Santos, o zagueiro acumulou lesões e perdeu espaço. Após defender o Atlético-GO, foi emprestado ao Goiás em 2025, onde disputou 12 jogos e marcou dois gols. O contrato com o Santos também termina em dezembro.
Hayner chegou ao Santos com boas credenciais após um Paulistão de destaque, mas não conseguiu se firmar no time. Depois de jogar dois jogos em 2025, o clube o emprestou ao CRB, onde atuou 13 vezes na Série B. Nas últimas rodadas, ele virou opção no banco de reservas. O Santos mantém seu vínculo com o jogador até 2026.
Contratado em 2023 para reforçar a Série B, não teve sequência em 2025 e foi cedido ao São Bernardo. Fez 14 partidas pelo clube no Paulistão e na Série C, mas perdeu espaço recentemente.
Cria da base, o volante não conseguiu se firmar no profissional. Emprestado à Chapecoense, sofreu grave lesão no joelho durante o Catarinense e passou por cirurgia. O contrato com o Santos termina este ano.
Sem espaço após o rebaixamento, Messias foi emprestado ao Goiás em abril. Tem 27 partidas e um gol pelo clube, sendo titular até se lesionar. Seu contrato com o Santos termina em dezembro.
Zagueiro formado no clube, Alex iniciou 2025 na Portuguesa, onde disputou cinco jogos. Agora no Athletic, soma seis partidas como titular na Série B. O contrato vai até 2026.
Promovido ao profissional em 2022, o meia nunca se firmou. Está desde setembro passado no Niki Volou, da segunda divisão grega, onde fez 21 jogos e deu cinco assistências. Deve voltar ao Santos em julho, mas sem perspectiva de permanência. Tem contrato até 2026.
O Santos não aproveitou o atacante no elenco principal após ele disputar a Copinha em janeiro e superar o limite de idade da base. O clube o emprestou ao Auda, da Letônia, onde ele já disputou 16 jogos, marcou três gols e deu uma assistência. O empréstimo vai até novembro, e seu contrato com o Santos é válido até 2027.