Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Papa Francisco e Lusa: unidos por Pontoni

Lusa em 1952. Em pé: Lindolfo, Djalma Santos, Nena, Brandãozinho, Hermínio e Ceci Agachados: Julinho Botelho, René Pontoni, Nininho, Pinga I e Simão

Publicados 3 meses atrás em 23 de abril de 2025
Por: Pedro César Lélis

A relação do Papa Francisco com o futebol é amplamente conhecida. Apaixonado pelo San Lorenzo, clube argentino pelo qual torce desde criança, o pontífice guarda memórias que vão além da sua equipe do coração, e que o conectam, ainda que indiretamente, à Portuguesa de Desportos.

René Pontoni, o elo entre o Papa e a Lusa

O grande ídolo do Papa no futebol foi René Pontoni, lendário atacante argentino que brilhou com a camisa do San Lorenzo nos anos 1940 e que teve uma breve, porém marcante, passagem pela Lusa. Pontoni foi o líder do time campeão argentino de 1946 e também conquistou três títulos sul-americanos com a seleção da Argentina naquela década.

Após se recuperar de uma grave lesão no joelho direito, Pontoni chegou ao Brasil em 1952 para defender a Portuguesa. O convite veio do então treinador argentino Jim López, que via no craque uma peça importante para reforçar o elenco rubro-verde.

O time inesquecível de 1952

René Pontoni integrou o elenco da Portuguesa campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1952, equipe considerada até hoje a melhor da história do clube. O atacante permaneceu no Canindé até o ano seguinte, somando 17 partidas oficiais e cinco gols marcados com a camisa da Lusa.

Lembranças de família e futebol

Em entrevista ao UOL em 2021, o Papa Francisco relembrou a ligação familiar com Pontoni. Seu avô, também torcedor do San Lorenzo, teria vindo a São Paulo especialmente para assistir a um jogo da Portuguesa com o ídolo em campo.

“Quem conheceu meu avô sabia que ele usava o futebol para fazer amizades e viajar o mundo. Era o que hoje chamam de ‘espírito livre’, sempre com muita gente ao redor, muitos amigos, até dos times adversários. De São Paulo, lembro quando ele falava que o time (da Portuguesa) era muito bom e que a cidade era muito gostosa”, afirmou Francisco na época.

Um atacante que cruzou fronteiras

Além de San Lorenzo e Portuguesa, Pontoni também vestiu as camisas do Newell’s Old Boys, da Argentina, e dos colombianos Independiente Santa Fé e Deportes Quindío. Sua trajetória marcou gerações e, no caso do Papa Francisco, também deixou uma herança emocional e esportiva que atravessou continentes.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo Telegram.

Profetize os resultados do Portuguesa no Brasileiro Série D Série D 2025!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

whatsappwhatsapp
Aposte na bet nacional
ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS