Vivendo um momento de reformulação, o Palmeiras atravessa uma fase que o próprio técnico Abel Ferreira classificou como “atualização da máquina”. Com quatro vitórias consecutivas, o time parece ter reencontrado um bom caminho, especialmente após ajustes no setor ofensivo. A grande expectativa agora é pela entrada definitiva de Paulinho entre os titulares.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A estreia do camisa 10 aconteceu no Dérbi contra o Corinthians, no último sábado, e foi uma das principais novidades na vitória alviverde. Paulinho atuou por 20 minutos na Arena Barueri e, segundo Abel Ferreira, deve ganhar mais espaço nos próximos compromissos, como o duelo desta quarta-feira contra o Internacional, às 19h30 (de Brasília), no Beira-Rio, pela 4ª rodada do Brasileirão.
– Há muito trabalho a fazer, muita atualização a fazer na máquina. (…) A jornada é longa, mas os jogadores vão percebendo a atualização que fiz e vamos ganhar umas vezes e perder outras – respondeu Abel, no sábado.
Com três zagueiros, Abel posicionou Felipe Anderson como ala pela direita, Estêvão mais centralizado, Facundo Torres pela esquerda e Vitor Roque no comando do ataque. Do lado esquerdo, Facundo joga mais próximo da área, com Piquerez aberto, mas é justamente por esse setor que Paulinho deve ganhar espaço — embora também possa atuar como centroavante.
Contra o Corinthians, o camisa 10 foi um segundo atacante caindo por esse lado e mostrou entrosamento com Flaco López nos pivôs.
– Eu vi que o jogo estava pedindo volume na frente, o professor Abel confiou em mim naquele momento, tive oportunidades e por pouco o gol não saiu. Fiquei muito feliz por ter voltado, por me sentir confiante dentro de campo – relatou Paulinho.
Durante a reta final do Paulistão, o Verdão enfrentou dificuldades para criar chances claras de gol. Porém, nas últimas partidas, a equipe mostrou evolução, especialmente com a nova formatação ofensiva. A entrada de Paulinho tende a aumentar a presença de área e o poder de finalização do time.
Mesmo que não atue como um centroavante fixo, Paulinho tem números expressivos. Pelo Atlético-MG, foram 120 jogos, com 50 gols e 12 assistências — média de participação direta em um gol a cada dois jogos.
Seu retorno ao gramado acontece em momento oportuno, já que o Palmeiras está iniciando disputas simultâneas no Brasileirão, na Libertadores e na Copa do Brasil, além da aproximação do Mundial de Clubes, que será disputado em cerca de 40 dias.
– Temos de começar bem nessas competições internacionais e nacionais para poder ganhar confiança a cada jogo e dar oportunidade a todos os jogadores do elenco. São muitos jogos e acredito que vamos precisar de todo mundo – reforçou Paulinho.
O confronto contra o Internacional será o primeiro de uma sequência de três jogos consecutivos longe de casa. Depois, o Verdão enfrenta o Fortaleza, também pelo Brasileirão, e na sequência viaja até a Bolívia para encarar o Bolívar pela Libertadores.