Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Paulista celebra 20 anos do título da Copa do Brasil

Por: Beatriz Quintino
2 meses atrás em 22 de junho de 2025
Foto: Agência O Globo


O Paulista Futebol Clube, de Jundiaí, comemora neste 22 de junho os vinte anos da conquista mais importante de sua história: o título da Copa do Brasil de 2005. O clube ergueu a taça nacional ao levar a melhor sobre o Fluminense na final.


Na época, a Copa do Brasil não contava com a participação dos clubes que disputavam a Libertadores, mas ainda assim reunia as grandes forças do cenário nacional. E o Paulista superou vários clubes tradicionais até alcançar a conquista.


A campanha começou com uma vitória por 1 a 0 sobre o Juventude em Jundiaí e um empate fora de casa, em Caxias do Sul, que garantiu a classificação. Na fase seguinte, enfrentou o Botafogo. Após um 1 a 1, no jogo em casa, o empate em 2 a 2 no Maracanã classificou o Galo pelo critério de gols marcados fora.


Nas oitavas de final, o adversário foi o Internacional. O time gaúcho venceu por 1 a 0 no Beira-Rio, mas o Paulista devolveu o placar no Jayme Cintra e avançou após disputa de pênaltis. Nas quartas de final, desafio parecido. O Figueirense venceu por 1 a 0 na ida, mas o time de Jundiaí igualou o marcador em casa, e mais uma vez, levou a melhor nas penalidades.


Na semifinal, o Galo eliminou o Cruzeiro. Venceu por 3 a 1 no Jayme Cintra e, mesmo com a derrota por 3 a 2 no Mineirão, garantiu a vaga na final. Assim, o Paulista venceu o Fluminense por 2 a 0 no jogo de ida. No duelo da volta, em São Januário, o empate sem gols selou o título inédito e histórico para o clube de Jundiaí.


Da Copa do Brasil à Bezinha

A conquista colocou o clube entre os campeões nacionais do país, mas aquele dia não foi suficiente para impedir uma sequência de anos difíceis. Pouco tempo depois do título, o time começou a viver um processo de queda.




Em 2007, caiu para a Série C do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, caiu para a Série D. Em 2010, o clube ficou sem divisão nacional, e nos anos seguintes passou a acumular insucessos também no Campeonato Paulista. Foi rebaixado da elite estadual em 2014. Nos anos seguintes, também caiu da Série A2 e da Série A3, até chegar à última divisão estadual, a “Bezinha”, onde permaneceu por várias temporadas.


Apesar das dificuldades, o Paulista começou a reescrever sua história recentemente. Assim, em 2024, foi campeão da Bezinha e conquistou o acesso à Série A4 do Paulista. Em 2025, voltou a comemorar. O Galo garantiu o segundo acesso consecutivo, desta vez para a Série A3, divisão que não disputa desde 2020.