Paulista vence e Fausto Dias analisa estratégia e mudanças

Por: Lucas Soares
3 meses atrás em 9 de agosto de 2025
Foto: Tudo Sobre Paulista


Após a vitória do Paulista sobre o Rio Branco na noite desta sexta-feira, no Jayme Cintra, pela Copa Paulista, o técnico Fausto Dias fez uma análise detalhada da partida e destacou o esforço da equipe, mesmo com limitações no elenco.



“Nós temos feito um trabalho que não é qualquer um que vai enxergar. Eu falo muito o meu dialeto. Nós temos trocado garrafas com equipes da primeira divisão e da Série A2. Com um elenco que não está… Não que nós sejamos menos, mas é um elenco nosso de Série A3. E nós temos trocado garrafas com equipes da A2 e da A1. Então, eu vejo que temos feito um bom trabalho”, afirmou.





Em resposta à pergunta do repórter do Tudo Sobre Paulista, Fausto explicou as mudanças realizadas ao longo do jogo e a estratégia pensada para manter o time competitivo.



“O Lucas Silva já vinha pendurado e a gente já tinha intenção de dar alguns minutos pro Enzo, que provavelmente joga contra o XV de Piracicaba. Então, isso gerou uma troca que nós tínhamos como plano. O Choco cansou, ele já tinha me avisado que ia cansar. O Choco é um meia-ponta, não é um ponta de profundidade. Então, ele cria uma superioridade ali, vira um outro meia e depois volta. Ele dá um jogo, uma variação diferente pra nós. Entrou também o Léo Souza, que ataca um pouco mais o espaço. E logo depois eu tirei o Bozolan, que fez o gol, fez uma bela partida, mas esses caras é difícil aguentarem 90 minutos. Então, pus mais um de profundidade e aí eles baixaram a linha.”



Na mesma resposta, o treinador também comentou sobre a leitura tática que teve durante a partida.



“Achei que eles teriam que sair pra fazer o gol, que iriam me empurrar, e eu teria a transição. Mas foi ao contrário. Então, eu coloquei jogadores de transição. Foi até o momento em que o jogo ficou meio que sem muita coisa, muito espaçado, bola pra lá, bola pra cá. E aí já não tinha muito o que fazer por característica. O Índio cansou, então fiz o Juvigy de falso 9 e entrei com o William pra compor o meio-campo. Assim, começamos a controlar um pouquinho mais de novo e criamos uma superioridade dentro.”



Com o resultado, o Paulista se garantiu nas oitavas de forma antecipada e agora aguarda o fim da primeira fase em busca de uma classificação geral melhor.