Paulistão A2 terá novo formato com quadrangulares na 2ª fase

Novo formato foi aprovado em reunião do Conselho Técnico da FPF e prevê mais jogos decisivos no campeonato

Por: Lucas Soares
8 horas atrás em 29 de outubro de 2025
Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão



O Campeonato Paulista da Série A2 de 2026 terá uma mudança significativa em seu formato de disputa. A definição ocorreu nesta quarta-feira, 29, durante o Conselho Técnico realizado na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF). A principal novidade é a inclusão de quadrangulares na segunda fase, seguidos por mata-mata para definir o acesso à elite estadual de 2027.







De acordo com o novo regulamento, as 16 equipes participantes se enfrentam em turno único na primeira fase. As duas últimas colocadas serão rebaixadas, enquanto as oito melhores avançam para a segunda etapa, assim como no antigo formato. Nela, os clubes serão divididos em dois grupos, um formado por 1º, 3º, 6º e 8º colocados e outro por 2º, 4º, 5º e 7º.





Nos quadrangulares, os times jogam entre si em turno e returno, e os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais, que também garantirão o acesso à Série A1. Caso haja empate no placar agregado nas fases eliminatórias, avança o clube de melhor campanha geral.





A competição terá início em 11 de janeiro e a final está prevista para 13 de maio de 2026. Todas as partidas contarão com transmissão ao vivo, segundo a FPF.





Cada clube poderá inscrever 26 atletas na Lista A, enquanto a Lista B terá número ilimitado de inscrições, voltada principalmente a jogadores formados nas categorias de base.





Os 16 participantes da Série A2 2026 são: Água Santa e Inter de Limeira (rebaixados da elite); Ituano, Taubaté, Ferroviária, XV de Piracicaba, São José, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste, Juventus, Linense, Votuporanguense e São Bento (remanescentes); além de Sertãozinho e Monte Azul, que subiram da Série A3 de 2025.