A Série C do Campeonato Brasileiro de 2025 contará com quatro equipes paulistas entre seus 20 participantes. São Bernardo, que permaneceu na divisão, além de Ponte Preta, Ituano e Guarani, rebaixados da Série B.
Os três times paulistas que caíram da segunda divisão buscarão um feito que não aconteceu em 2024. O “bate e volta”, ou seja, conquistar o acesso à Série B logo no ano seguinte ao rebaixamento.
Nesta temporada, nenhum dos times rebaixados da Série B de 2023 – Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC – conseguiu o acesso na Série C. Apenas o Londrina alcançou a segunda fase da competição, enquanto o Sampaio Corrêa enfrentou um cenário ainda pior, sendo rebaixado para a Série D.
Por outro lado, o acesso foi conquistado por dois times que subiram diretamente da Série D de 2023. Ferroviária, vice-campeã, e Athletic, semifinalista da edição garantiram a vaga na Série B de 2025. Além deles, Volta Redonda e Remo, rebaixado da B em 2021, completaram a lista dos promovidos à segunda divisão.
A Série C de 2025 está programada para começar em 13 de abril e terminar em 26 de outubro. O formato seguirá o modelo de pontos corridos na primeira fase, com turno único e 19 rodadas. Os oito melhores avançam para os quadrangulares decisivos, que definirão os quatro clubes promovidos à Série B.