O Campeonato Brasileiro de 2025 começou com um cenário nada animador para os clubes paulistas. Nesta edição, o estado de São Paulo conta com seis representantes na elite nacional – Corinthians, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo –, mas nenhum deles conseguiu vencer na rodada de abertura.
Sábado sem triunfo
Um dos primeiros paulistas a entrar em campo foi o Mirassol, que fez sua estreia na história da Série A contra o Cruzeiro, no Mineirão. O Leão do Interior sofreu dois gols nos primeiros 22 minutos e, apesar de ter melhorado ao longo da partida – chegando até a perder um pênalti –, acabou derrotado por 2 a 1.
Sabadão também foi a vez do São Paulo, que recebeu o Sport no Morumbis. Em um jogo morno, o Tricolor não conseguiu sair do 0 a 0, e ainda viu Jonathan Calleri desperdiçar um pênalti, chutando por cima do gol.
Domingo de tropeços
No domingo, o primeiro paulista a entrar em campo foi o Palmeiras, que recebeu o Botafogo no Allianz Parque. O confronto tinha um peso extra, já que a equipe carioca foi a grande algoz do Verdão em 2024, eliminando o time da Libertadores e impedindo o tricampeonato brasileiro. Em um jogo sem grande inspiração do time de Abel Ferreira, o placar terminou zerado.
O Santos, por sua vez, começou bem contra o Vasco, em São Januário. O Peixe abriu o placar no primeiro tempo e foi para o intervalo em vantagem. No entanto, a equipe caiu de rendimento na etapa final e viu os cariocas virarem o jogo, perdendo por 2 a 1.
Encerrando os jogos do fim de semana, o Corinthians enfrentou o Bahia, na Fonte Nova. Com um time bastante modificado devido ao calendário apertado, a equipe de Ramón Díaz saiu atrás no placar, mas conseguiu buscar o empate e voltou para casa com um 1 a 1.
Segunda-feira de susto
O último paulista a estrear foi o Red Bull Bragantino, que recebeu o Ceará no Nabi Abi Chedid, na noite desta segunda-feira. O Massa Bruta começou muito mal e viu o time nordestino abrir 2 a 0. No entanto, reagiu na partida e, com um gol nos minutos finais, arrancou um empate por 2 a 2.
Próximos desafios
Sem vitórias na 1ª rodada, os clubes paulistas voltam suas atenções para os compromissos do meio de semana. Palmeiras e São Paulo entram em campo pela Libertadores, enquanto o Corinthians disputa a Sul-Americana. Já Mirassol, Santos e Bragantino terão um período de descanso antes da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada no próximo final de semana.