Nas últimas seis edições da Série D do Brasileirão, apenas em duas não tivemos equipes paulistas entre os quatro melhores clubes da competição, fator que resulta no acesso para a Série C. Inter de Limeira, Santo André, Agua Santa e São José foram os quatro representantes do estado no torneio. Apenas a Inter e o Água Santa passaram para o mata-mata, mas cairam perante o Maringá nas quartas de final e o Brasil de Pelotas nas oitavas, respectivamente.
Campanhas anteriores
Nos dois últimos anos, tivemos equipes que conquistaram a promoção para a terceira divisão nacional. Em 2023, a Ferroviária foi de um dos piores classificados para a fase eliminatória até a final da competição, onde ficou com o vice-campeonato. A Locomotiva subiu de liga novamente este ano e estará na Série B em 2025.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/y/e/VSYDBCQUSDE5YozEyLEA/whatsapp-image-2024-06-22-at-17.12.06.jpeg)
São José e Água Santa empataram sem gols na primeira fase
No ano anterior, o São Bernardo fez grande campanha na fase de grupos, passou por Azuriz, Bahia de Feira e Tocantinópolis antes de cair para o América-RN na semifinal. Com o acesso, o Bernô fez duas boas campanhas de Série C em 2023 e 2024, mas bateu na trave no quadrangular final.
Antes do ano de 2021, em que também não tivemos paulistas no TOP 4, foram dois em 2020, incluindo o campeão. Hoje liderando a Série B do Brasileirão, o Novorizontino foi até a semifinal da competição, mas perdeu para o Floresta-CE em Novo Horizonte. Outro time do G4 da Série B, o MIrassol “vingou” o Tigre e bateu o time cearense na final.
Neste ano, na Série D, não tivemos acesso, mas nas divisões acima, o caso é diferente. A Ferroviária subiu para a segunda divisão, onde Santos, Novorizontino e Mirassol ocupam a zona de promoção até o momento. Em contra moeda, o Corinthians na Série A, e Guarani, Ituano e Botafogo estão na zona de rebaixamento.