Paulistas veem Cariocas levarem 3ª Libertadores seguida

Por: André Victor Lima e Silva
10 meses atrás em 1 de dezembro de 2024
EFE/ Isaac Fontana


O Botafogo derrotou o Atlético Mineiro por 3 a 1 neste sábado e conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores, encerrando uma campanha marcante que incluiu eliminações de Palmeiras e São Paulo. A vitória carioca reforça um incômodo jejum para o futebol paulista, que não levanta a taça continental desde 2021, quando o Palmeiras conquistou o bicampeonato.


Enquanto os clubes paulistas acumulam 10 títulos da Libertadores – divididos entre Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians –, os cariocas somam apenas seis conquistas, apesar de terem quatro campeões diferentes. Nos últimos três anos, no entanto, Rio de Janeiro dominou a América: Flamengo (2022), Fluminense (2023) e agora Botafogo demonstraram o impacto de um momento de ascensão do futebol carioca.


 


Botafogo elimina Palmeiras da Libertadores em jogo eletrizante no Allianz

Além do São Paulo no MorumBIS, também tirou o Palmeiras da Libertadores em sua casa – Marcello Zambrana/AGIF


 


A trajetória do Botafogo foi especialmente dura para os paulistas. O alvinegro eliminou o Palmeiras nas semifinais, mesmo jogando a segunda partida no Allianz Parque, e despachou o São Paulo nas quartas de final. Para torcedores paulistas, que estão acostumados ao protagonismo na Libertadores, a sequência de eliminações reforça o sentimento de que algo precisa mudar.




Paulistas na história da Libertadores


Mesmo em tempos de seca, os clubes paulistas mantêm uma história imbatível na competição. Com quatro campeões diferentes, São Paulo é o estado que mais venceu a Libertadores, acumulando 10 troféus:



  • São Paulo FC: Tricampeão (1992, 1993, 2005)

  • Santos FC: Tricampeão (1962, 1963, 2011)

  • Palmeiras: Bicampeão (1999, 2020, 2021)

  • Corinthians: Campeão invicto (2012)


O futebol paulista continua como referência histórica no torneio, mas o domínio recente dos cariocas ameaça essa posição.