Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Paulo Roberto Santos fala em resgatar confiança do São José

Por: Beatriz Quintino
6 meses atrás em 11 de fevereiro de 2025
Foto: Reprodução
O São José apresentou oficialmente, na tarde desta segunda-feira (10), o técnico Paulo Roberto Santos. Conhecido como "Rei do Acesso", o treinador chega após a demissão de Moacir Júnior, desligado no domingo após a derrota por 2 a 0 para o Juventus, fora de casa.

Aos 64 anos, Paulo Roberto chega para tentar a recuperação da Águia do Vale, que soma três jogos sem vitória e ocupa a 12ª colocação da Série A2, fora da zona de classificação. Dessa forma, o novo comandante destacou a importância de resgatar a confiança do elenco para virar a chave no campeonato.
Primeiramente, passar confiança para o grupo dentro daquilo que nós temos para fazer nessas sete decisões. É passar confiança ou até resgatar a confiança de alguns. Nosso dia a dia é o que vai fazer com que possamos trabalhar o emocional deles. Até porque, quando começa a competição, já é necessário diminuir um pouco o ritmo no treinamento técnico e tático. Agora é mais conversar com esse grupo, mentalizar a qualidade deles e lembrar do que fizeram na fase de preparação. Essa preparação deu a eles a condição de fazer uma boa competição. O momento não é bom, mas, como falei antes, só conseguimos atingir um patamar maior quando temos consciência disso. Quando nos conscientizamos de que o momento não é bom, e principalmente porque são jogadores inteligentes e profissionais capacitados, que já passaram por outras agremiações e mostraram seu valor, conseguimos reagir. Essa conscientização é fundamental, pois só depende de nós para virar essa chave”, afirmou.

Sobre o grupo que tem à disposição para o restante do campeonato, o técnico reforçou a qualidade do elenco e destacou que confia na recuperação da equipe.
Treinador de futebol não pode escolher o momento ideal para assumir uma agremiação. Às vezes, participa de todo o planejamento, outras vezes, chega numa situação como essa. Já passamos por isso algumas vezes. Conhecemos muitos desses atletas, alguns já trabalharam conosco, outros conhecemos de jogar contra ou de observar em outras agremiações. É um grupo montado e escolhido a dedo, com jogadores qualificados e em plenas condições de dar a volta por cima. Eles têm qualidade, e é nisso que vamos focar. Vamos trabalhar o emocional, resgatar a confiança para que entendam que é possível uma reviravolta já no próximo jogo, mesmo com pouco tempo de preparação.”

Além disso, o treinador também comentou sobre sua visão tática e ressaltou a importância do equilíbrio entre ataque e defesa.
O futebol é feito de ataque e defesa. Um time não pode só atacar bem e se defender mal, e um time não pode só se defender bem e atacar mal. Então, eu acho que a junção, o equilíbrio... Você tem que buscar o equilíbrio. Uma equipe, em determinados momentos, vai ter que se defender, sim. Vai ter momentos do jogo que vai ter que se defender, e para isso, você tem que ter um bom comportamento defensivo. E nos momentos em que você se tornar uma equipe ofensiva, você também tem que ter uma qualidade na sua ofensividade. Então, eu sempre falo que o futebol, para mim, é o equilíbrio. Você encontrar o equilíbrio: uma equipe boa defensivamente e boa ofensivamente”, explicou Paulo Roberto.

O primeiro desafio de Paulo Roberto Santos no comando do São José acontece nesta quarta-feira (12), às 20h, em casa, pela nona rodada da A2. Assim, o duelo contra o Santo André, que está uma posição abaixo na tabela com um ponto a menos, é tratado como decisivo.
É um jogo de seis pontos. Isso será tema da nossa conversa com o grupo. O Santo André também briga para entrar no G-8 e vem de dois bons resultados consecutivos. É uma equipe qualificada. Sabemos que teremos que dar o nosso melhor para buscar um bom resultado, que é o que nos interessa”, analisou.

Confira a coletiva completa:


https://www.youtube.com/watch?v=sBuGva89ZYY&ab_channel=TV%C3%81guia-Diadora