Após um período de três anos distante das quartas de final do Campeonato Paulista, o Santos finalmente redescobriu o caminho para a primeira fase de mata-mata. Neste ano de 2024, a equipe da Vila Belmiro se classificou com a segunda melhor campanha da competição, superada apenas pelo Palmeiras. Feito esse que vem após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, sinalizando um processo de reorganização e recuperação do clube ao menos no início deste ano.
Durante o período de baixa, o Santos enfrentou numerosos desafios, incluindo contratações questionáveis, desconfianças em relação à diretoria, e uma notável desorganização tanto dentro quanto fora de campo, culminando em sua queda para a segunda divisão do Brasileirão. No entanto, a boa campanha no Paulistão deste ano marca uma virada de página, com a equipe sendo considerada parcialmente reestruturada. Para isso, foram realizadas mais de 15 contratações, alterando metade do elenco na busca por uma nova dinâmica e organização em campo, características ausentes durante grande parte da Série A de 2023, e que só começaram a se materializar na reta final daquela competição.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Revisitando a última vez que o Santos alcançou as quartas de final do Paulistão, chegamos ao ano de 2020, sob o comando do treinador Jesualdo Ferreira. Aquele ano também foi marcado pela campanha na Copa Libertadores, onde o Santos, já com Cuca como técnico, foi finalista, mas acabou derrotado pelo Palmeiras. No Paulistão de 2020, o Santos concluiu a fase de grupos com 16 pontos, resultado de quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas, o que representou um aproveitamento de aproximadamente 45%. Apesar de um desempenho modesto, o Peixe avançou para a segunda fase, onde foi eliminado pela Ponte Preta em uma derrota por 3 a 1, jogando no Pacaembu.
A equipe daquela época contava com jogadores notáveis, como Marinho (que marcou no confronto com a Ponte Preta), Felipe Jonatan (que permanece no clube), Diego Pituca e Alison (que saíram mas retornaram). Além dos medalhões, o Peixe contava com outros talentos que ainda têm presença no futebol, seja no clube ou fora do país.
Agora, os olhos se voltam para o próximo desafio contra a Portuguesa, marcado para o domingo, 17, às 20h15, na Vila Belmiro. Com o mando de campo a seu favor, o Santos tem a oportunidade de avançar para as semifinais do Paulistão.