A página oficial do Paulistão publicou em suas redes sociais uma imagem que aponta os 466 gols de Pelé pelo Campeonato Paulista de Futebol. No dia em que o Rei celebraria seu aniversário de 84 anos, vamos aos detalhes da lista, que mostra quantas vezes o maior de todos os tempos marcou contra cada um de seus adversários.
Ver essa foto no Instagram
São 26 clubes diferentes que sofreram nas mãos de Pelé pelo Paulistão. Na lista estão desde os seus tradicionais rivais, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, assim como clubes que não estão mais em atividade profissional, como o Jabaquara e a Prudentina. O Juventus da Mooca é a principal vítima do histórico camisa 10, e para muitos, sofreu o gol mais bonito de sua carreira. Devido a falta de imagens na época, não temos registros oficiais do “Gol de Placa”.
Infelizmente, a publicação do Paulistão não nos traz a quantidade de jogos contra cada equipe. No entanto, em pesquisa realizada pelo UOL, Pelé atuou em 410 jogos no torneio, resultando em média de 1,13 gols por jogo. Segundo a mesma pesquisa, Edson marcou em 255 das 410 partidas que disputou, com muitas ocasiões de gols múltiplos no mesmo embate. Foram 37 hat-tricks, balançou as redes quatro vezes no mesmo jogo 20 vezes e em duas oportunidades marcou incríveis cinco gols em 90 minutos.
Com esses números, o tricampeão mundial se sagrou 11 vezes artilheiro do Paulistão, com nove de maneira consecutiva, entre 1957 e 1965. Já na sua primeira participação, justamente em 1957, foi artilheiro com 37 tentos, ainda aos 17 anos.
Estatísticas bizarras e que jamais serão igualadas: esse é o legado do Rei do futebol. Pelé, Eterno.