A Ponte Preta vinha de vitória contra o CRB, fora de casa, encerrando um longo jejum na
Série B. Para a sequência, o time treinado por Nelsinho Baptista tinha o América-MG para enfrentar, dentro do Moisés Lucarelli. Apesar da esperança, a Macaca acabou perdendo o jogo dentro de casa, e aumentou o histórico de jogos sem vencer como mandante.
Essa sequência negativa como mandante começou contra o Goiás. Na época, Nelsinho Baptista vivia ótimo momento dentro de casa, com seis vitória consecutivas, mas que foi interrompida no empate contra o Esmeraldino. Porém, os próximos jogos pioraram, e muito, o aproveitamento do treinador no Majestoso. São quatro jogos e quatro derrotas, contra Operário, Chapecoense, Ituano e, por último, América-MG.
Uma das derrotas, inclusive, foi uma goleada por 4 a 1 para o Ituano. Nesse jogo, a Macaca chegou a ser aproximar da zona de rebaixamento, mas não entrou lá. O triunfo contra o CRB deu um respiro para o clube, marcando também a primeira vitória fora de casa nesta Série B.
O próximo compromisso da Macaca acontece na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro. A partida acontece no Jorjão, contra o líder Novorizontino. O confronto marca mais um encontro entre Nelsinho e Eduardo Baptista, que terminou melhor para o pai no primeiro turno.