A Ponte Preta volta a campo neste sábado para encarar o São Bernardo, às 17h, no Estádio Primeiro de Maio, no ABC Paulista. Em busca de retornar à liderança da Série C, a Macaca aposta em seu bom desempenho como visitante para quebrar um incômodo jejum diante do adversário.
A equipe campineira não vence o São Bernardo há mais de oito anos. O último triunfo ocorreu em 25 de fevereiro de 2017, quando venceu por 1 a 0, pela primeira fase do Campeonato Paulista daquele ano.
Desde então, os clubes se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do Tigre e dois empates. Um desses confrontos, inclusive, marcou uma eliminação da Ponte Preta na Copa Paulista de 2020, quando o time do ABC avançou nas oitavas de final.
Apesar do retrospecto desfavorável, o momento fora de casa é um trunfo da Macaca. A equipe está invicta como visitante na Série C. São cinco jogos, com quatro vitórias e um empate, o melhor desempenho da competição fora dos domínios.
Assim, os 23 pontos somados pela Ponte na terceira divisão, 13 foram conquistados longe de Campinas. Atualmente vice-líder da Série C, o time comandado por Alberto Valentim pode reassumir a liderança ao fim da 12ª rodada, caso vença e o Caxias tropece contra o Anápolis.