Após mais de quarenta dias de preparação, a Ponte Preta volta a campo neste sábado (12) para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. A estreia da equipe comandada por Alberto Valentim será fora de casa, às 16h, contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, pela primeira rodada da competição.
A Macaca inicia sua campanha na terceirona buscando fazer jus ao bom histórico recente diante do adversário em Santa Catarina. A equipe não sabe o que é perder para o Figueira fora de casa há quase dez anos.
A última derrota da Ponte como visitante no confronto aconteceu em agosto de 2015, quando o Figueirense venceu por 3 a 1, em partida válida pela Série A do Brasileirão. Desde então, as equipes se enfrentaram cinco vezes no Scarpelli, com três vitórias pontepretanas e dois empates.
Além da invencibilidade recente em solo catarinense, o último confronto entre os times ficou na memória dos torcedores. Em 2021, na última rodada da Série B, o Figueirense já estava rebaixado à Série C e apenas cumpria tabela. Mesmo sem grandes pretensões, a Macaca goleou por sonoros 7 a 2 em Florianópolis.