Ponte Preta é a única a fazer o “bate-volta” para a Série B

Macaca é a única rebaixada de 2024 a retornar para a segunda divisão nacional

Por: Beatriz Quintino
3 horas atrás em 12 de outubro de 2025
Foto: PontePress



Chegou ao fim a fase de definição dos acessos na Série C do Campeonato Brasileiro de 2025. Os jogos finais do quadrangular aconteceram neste sábado (11), confirmando a subida de Ponte Preta e São Bernardo, ao lado de Náutico e Londrina.





A Macaca, que já tinha conquistado o acesso, foi o único time a completar o “bate-volta” neste ano. Ou seja, vir de um rebaixamento e já garantir o acesso, retornando à Série B. Em 2024, caíram para a terceirona Ponte Preta, Brusque, Ituano e Guarani.





O Galo de Itu foi o único a ser eliminado ainda na primeira fase, ficando fora do G8. Já Brusque e Guarani classificaram-se para a segunda fase e estavam na mesma chave da Macaca, no Grupo C. Além disso, na última rodada, ambos ainda lutavam pela vaga restante de acesso para a Série B.





Em determinado momento, com os resultados dos jogos, o quadricolor chegou a estar garantindo o acesso, levando vantagem no número de cartões vermelhos sobre o Bugre.





No entanto, a vitória do Náutico por 2 a 1 nos Aflitos e a vitória da Ponte Preta sobre o Guarani no dérbi por 2 a 0 no Majestoso selaram o destino.





Com os resultados finais, o Brusque e o Guarani continuam na terceira divisão nacional por mais um ano, na busca de retornar à Série B. A Macaca, por sua vez, retorna à Série B após um ano, evitando ter que jogar a Série C pela terceira vez em sua história.