Ponte Preta e Botafogo-SP ficam no 0 a 0 em Campinas

Luiz Fernando Cosenzo/Agência Botafogo
Em um jogo de poucas oportunidades, Ponte Preta e Botafogo-SP ficaram no 0 a 0 neste sábado (15), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.
O resultado colocou um ponto final a quatro vitórias consecutivas da Macaca e duas do Pantera. Com o ponto somado, a Ponte Preta chegou aos 19 e manteve, momentaneamente, a segunda colocação do Grupo D. No entanto, ainda pode sair da zona de classificação ao mata-mata caso o Palmeiras vença o São Paulo neste domingo.
Já o Botafogo-SP alcançou 11 pontos e com isso, praticamente se livra da briga contra o rebaixamento. No entanto, o tropeço reduziu suas chances de avançar às quartas de final. No Grupo A, o Corinthians, já classificado, lidera com 25 pontos, enquanto o Mirassol, segundo colocado com 16, ainda joga nesta rodada e pode selar a classificação em caso de vitória.Primeiro tempo
A Ponte Preta começou trocando passes na defesa e tentando recuperar a posse com pressão alta. Apesar da maior posse de bola, a equipe encontrou dificuldades para acelerar as jogadas e conectar os setores.
O Botafogo-SP teve sua primeira finalização em cobrança de falta, mas o goleiro Diogo Silva defendeu sem dificuldades. Aos 17 minutos, a Macaca sofreu uma baixa com a saída de Danilo Barcelos, que levou a pior em uma dividida com Alejo e precisou ser substituído.
Pedro Vilhena tentou organizar as ações ofensivas da Ponte, mas os erros técnicos e a marcação da defesa do Pantera impediram chances claras de gol. A primeira finalização ao gol da Macaca saiu apenas aos 33 minutos, quando Victor Andrade invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado, mas a bola foi para a rede pelo lado de fora.
As bolas paradas também não foram eficientes, e o Botafogo-SP pouco ameaçou a defesa alvinegra.Segundo tempo
Alberto Valentim promoveu mudanças na reta inicial da segunda etapa tendo em vista dar um ‘gás novo’ ao time, mas a Ponte seguiu com dificuldades na criação de jogadas. Mesmo com mais posse de bola, os erros impediram finalizações mais efetivas.
Nos primeiros 15 minutos, Éverton Brito teve duas oportunidades com a bola, mas não conseguiu converter em finalizações perigosas. Aos 21, Saimon aproveitou uma sobra na área e bateu no canto, exigindo boa defesa do goleiro João Carlos.
O Botafogo-SP, por sua vez, pouco ameaçou. A primeira finalização do Pantera na etapa final aconteceu apenas aos 40 minutos, sem perigo para Diogo Silva. Assim, a partida terminou sem gols, com um ponto para cada lado.Escalações
Ponte Preta: Diogo Silva; Maguinho, Saimon, Danilo Barcelos (Vicente Concha), Sérgio Raphael e Artur; Dudu (Danrlei), Lucas Cândido e Pedro Vilhena (Luiz Felipe); Victor Andrade (Éverton Brito) e Jean Dias (Bruno Lopes).
Técnico: Alberto Valentim.
Botafogo-SP: João Carlos; Ericson, Edson e Alisson Cassiano; Sabit (Gabriel Bispo), Leandro Maciel (Jonas Toró), Wallison e Gabriel Risso; Alejo Dramisino (Jean), Alexandre Jesus (Pablo Thomaz) e Douglas Baggio (Jonathan Cafú).
Técnico: Márcio Zanardi.Próximos jogos
Na penúltima rodada da fase de grupos do Paulistão, ambos os times jogam fora de casa, na capital paulista. A Ponte Preta visita o São Paulo na quarta-feira (19), às 21h35, no Morumbis. Já o Botafogo-SP encara o Palmeiras na quinta-feira (20), às 19h30, no Allianz Parque.