Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Ponte Preta e Guarani podem ter mais dois dérbis na Série C

Macaca já tem vaga garantida; Bugre decide classificação fora de casa

Por: Beatriz Quintino
2 dias atrás em 28 de agosto de 2025
Foto: Reprodução


Pela primeira vez na história, Ponte Preta e Guarani disputam simultaneamente a Série C do Campeonato Brasileiro. Agora, a última rodada da primeira fase promete emoções diferentes para os rivais campineiros.


De um lado, a Macaca já está classificada com 33 pontos e vaga garantida no G-4, ocupando a vice-liderança. Do outro, o Bugre, em sexto lugar com 26 pontos, encara uma “final”. Uma vitória simples assegura o time no quadrangular final. Em caso de empate ou derrota, dependerá de tropeços e uma combinação de resultados.


No cenário atual, com ambos dentro da zona de classificação, a Série C pode reservar mais dois dérbis campineiros. Na primeira fase, o clássico da 15ª rodada terminou empatado em 1 a 1, no Moisés Lucarelli, marcando o primeiro encontro entre os rivais na terceira divisão nacional.


O regulamento prevê a divisão dos classificados em dois grupos: primeiro, quarto, quinto e oitavo em uma chave; segundo, terceiro, sexto e sétimo em outra. Neste momento, os grupos seriam:



  • Grupo 1: Caxias, Londrina, São Bernardo e Ituano.

  • Grupo 2: Ponte Preta, Náutico, Guarani e Brusque.


As equipes jogam em turno e returno dentro das chaves, e os dois melhores de cada grupo garantem o acesso à Série B. Dessa forma, caso Ponte Preta e Guarani confirmem suas posições, os rivais terão o 3º e 4º dérbi do ano. Antes, já haviam se enfrentado no Paulistão, com vitória da Macaca por 1 a 0, no Majestoso, além do duelo pela Série C. Dessa vez, haveria também o primeiro dérbi com mando do Bugre em 2025.


Assim, a definição da tabela acontece no próximo sábado (30), às 17h, quando todos os jogos da 19ª rodada serão disputados simultaneamente. A Ponte recebe o Londrina, no Moisés Lucarelli. Enquanto isso, o Guarani visita o já rebaixado Tombense, em Minas Gerais.