A Ponte Preta foi derrotada pelo Guarani, maior rival histórico, dentro do Moisés Lucarelli. Por conta disso, a equipe permaneceu na zona de rebaixamento da Série B, além de perdeu um tabu extenso contra o adversário. Mesmo assim, a Macaca ainda depende de si mesma, pois possui um confronto direto para jogar até o fim do campeonato.
Considerando que o time de Campinas e seus adversários diretos vençam praticamente todos os jogos até o fim da Série B, a Ponte Preta conseguiria sair da zona de rebaixamento por conta de um jogo decisivo. Na 35ª rodada, a Macaca recebe o Paysandu no Moisés Lucarelli. O Papão também luta contra o rebaixamento, mas está a dois pontos dos alvinegros, distância que pode ser extinta no confronto direto.
Como citado, a Ponte Preta está na zona de rebaixamento, com um ponto a menos que o primeiro time fora, o Botafogo-SP. No próximo jogo, que acontece novamente no Moisés Lucarelli, a Macaca terá novo confronto direto, diante do Brusque. Se vencer, pode deixar a degola, mas depende de outros resultados da rodada, que envolvem Chapecoense, Paysandu, CRB e o Pantera.