Na tarde desta quarta-feira (27), Vanderlei Luxemburgo foi destituído de sua posição no Corinthians e imediatamente começou a ser associado ao Santos, que se encontra sem um treinador permanente desde a partida de Diego Aguirre. No clube, um dos defensores proeminentes de Luxemburgo é Alexandre Gallo, coordenador técnico, no entanto, a consideração pelo treinador não é unânime dentro da diretoria.
Gallo tem uma apreciação positiva por Luxemburgo e está aberto à possibilidade de sua contratação. No entanto, a contratação do treinador enfrenta resistência interna e, caso as negociações avancem, a aprovação pelo Comitê de Gestão do Santos pode ser incerta. No ano passado, o clube tentou trazer Luxemburgo, mas o Comitê de Gestão bloqueou a iniciativa.
Embora haja sondagens, atualmente não há discussões oficiais em andamento entre o Santos e Vanderlei Luxemburgo. O foco do clube neste momento está na partida decisiva contra o Vasco, agendada para domingo (1), na Vila Belmiro, que representa um confronto direto na tentativa de escapar da zona de rebaixamento.
A responsabilidade de comandar o Santos ficará com o interino Marcelo Fernandes, que até então era o favorito para permanecer como treinador pelo restante do Brasileirão. No entanto, essa decisão está sujeita ao desempenho da equipe contra o Vasco. Dependendo do resultado do jogo, Luxemburgo pode se tornar uma opção mais viável internamente.
Anteriormente, Fábio Carille era o preferido da diretoria, mas as negociações com ele esfriaram. É importante ressaltar que Luxemburgo teve passagens pelo Santos em 1997, 2004, 2006-07 e 2009, conquistando um título brasileiro, dois estaduais e uma Taça Rio-São Paulo durante sua trajetória no clube.