O Red Bull Bragantino garantiu sua classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista ao vencer a Ponte Preta por 2 a 0, neste domingo, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 12ª rodada. Com o resultado, o time de Bragança Paulista terminou em 2º lugar no Grupo B com 17 pontos, ficando atrás do Santos, que somou 18. Ambos os times agora se enfrentam em um jogo único na Vila Belmiro.
A Ponte Preta que dependia apenas de si para se classificar, vacilou e ficou pelo caminho. A Macaca terminou com 22 pontos no Grupo D, ficando em 3º lugar deixando a disputa com a quarta melhor campanha no geral. São Bernardo e Palmeiras, que terminaram à frente, farão o jogo único nas quartas de final.
Primeiro tempo
Logo de início, o técnico Fernando Seabra surpreendeu com a escalação do Bragantino, optando por um ataque mais agressivo com quatro atacantes e apenas dois volantes. A postura cirúrgica deu resultado logo no primeiro minuto. Após escanteio, a defesa da Ponte Preta não conseguiu segurar a bola, que ficou com Isidro Pitta. Ele recuou para Jhon John, que chutou forte, e contou com o desvio de cabeça de Sérgio Raphael, zagueiro da Ponte, para vencer o goleiro Diogo Silva e abrir o placar para os visitantes.
Aos cinco minutos, a Ponte Preta perdeu o experiente Artur, que sofreu uma lesão muscular e precisou ser substituído por João Gabriel. O improviso do garoto na lateral-esquerda comprometeu ainda mais o sistema defensivo da equipe de Campinas, especialmente no lado direito, onde Vinicinho leva vantagem no duelo com o zagueiro Saimon. Aos 22 minutos, os dois se envolveram em um lance polêmico, com o juiz Flávio Rodrigues Alves aplicando cartão amarelo para o policial do Bragantino por simulação.
Cinco minutos depois, um novo choque entre Vinicinho e Saimon resultou em um pênalti, após o juiz dar falta no ataque. Lucas Evangelista foi para a cobrança e, com calma, deslocou o goleiro Diogo Silva, ampliando para 2 a 0 em 29 minutos.
Segundo Tempo
Obrigada a buscar o empate, a Ponte Preta viu seu treinador, Alberto Valentim, promover uma mudança tática. Ele tirou o zagueiro Sérgio Raphael e colocou o atacante Bruno Lopes, abrindo mão do esquema com três zagueiros. A equipe de Campinas passou a pressão, criando duas boas chances com Lucas Cândido, que finalizou de fora da área, mas o goleiro Cleiton defendeu ambas. Também teve um bom contra-ataque com Éverton Brito, que passou por Cleiton, mas preferiu uma inversão de lado ao invés de finalizar.
Agora, as equipes se preparam para estreiar a Copa do Brasil nesta semana. A Ponte Preta enfrenta o Concórdia, em Santa Catarina, na quarta-feira, enquanto o Red Bull Bragantino vai até a Paraíba para enfrentar o Sousa, na quinta-feira.
Escalações
Ponte Preta: Diogo Silva; Saimon (Victor Andrade), Emerson e Sérgio Raphael (Bruno Lopes); Maguinho (Luiz Felipe), Léo Oliveira, Lucas Cândido, Serginho (Pedro Vilhena) e Artur (João Gabriel); Éverton Brito e Jean Dias. Técnico: Alberto Valentim.
Red Bull Bragantino: Cleiton; Eduardo Santos, Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Juninho Capixaba (Guilherme Lopes); Matheus Fernandes (Eric Ramires) e Lucas Evangelista; Laquintana (Gustavinho), Jhon Jhon, Isidro Pitta (Thiago Borbas) e Vinicinho (Fernando). Técnico: Fernando Seabra