A Série B está entrando na metade do segundo turno, com as equipes tentando fazer bons resultados e outras em crise. Os clubes que formam o Dérbi Campineiro estão nesses dois quesitos. Enquanto a Macaca vive uma sequência sem vitórias de seis jogos, o Guarani tem apenas duas derrotas no returno, mas ainda segue na lanterna da classificação. A próxima rodada, contudo, pode ser benéfica para ambos.
O time alvinegro de Campinas enfrentará o Ituano, um dos clubes que lutam contra o rebaixamento na Série B. Dessa forma, caso a Ponte Preta vença, pode ajudar o Guarani de forma indireta, pois o primeiro time fora da zona não abriria uma vantagem maior ainda. Por outro lado, a vitória é extremamente essencial para a Macaca, que viu as chances de cair aumentarem após derrota para a Chapecoense.
Essa derrota da Chape, inclusive, complicou o Bugre, visto que o time alviverde também foi derrotado na rodada, e viu os times da zona abrirem vantagem.
Enquanto a Ponte Preta enfrenta o Ituano, o Guarani terá que jogar contra o Paysandu, time que também está na parte de baixo da tabela. Além do desafio de deixar a lanterna, o Bugre jogará fora de casa, neste sábado, na Curuzu.