A Ponte Preta está a um passo de confirmar a classificação para a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. A Macaca pode garantir a vaga de forma antecipada já na próxima rodada.
Vice-líder da competição com 27 pontos, a Ponte tem atualmente seis de vantagem para o Floresta, primeiro time fora do G-8, que soma 21. Pela 16ª rodada, o time de Campinas visita o Botafogo-PB no sábado (9), às 17h, no Estádio Almeidão.
Caso vença, a Macaca chega a 30 pontos, número considerado suficiente para garantir a classificação. Desde 2022, quando o atual formato da Série C foi implantado, todas as equipes que atingiram essa pontuação avançaram à segunda fase.
Além disso, a Ponte teria nove vitórias, um dos critérios de desempate. Na briga pelas últimas vagas do G-8 estão CSA (8º), Floresta (9º) e Ituano (10º), todos com cinco vitórias. O CSA e o Floresta têm 21 pontos, enquanto o Ituano soma 20.
A classificação antecipada pode sair nesta rodada com a vitória da Macaca e caso dois dos seguintes três resultados ocorram:
- Derrota do CSA contra o Itabaiana;
- Derrota do Floresta para o Tombense;
- Derrota ou empate do Ituano diante do Confiança.
Com duas dessas combinações, a Ponte Preta abriria nove pontos e quatro vitórias de vantagem sobre o nono colocado, restando apenas três jogos, cenário que garantiria matematicamente a vaga.
Mesmo que não se confirmem os dois resultados paralelos, a Ponte pode encaminhar bem sua classificação com uma vitória em João Pessoa. O Botafogo-PB, adversário da rodada, ocupa a 15ª colocação, com 16 pontos, e vem de duas derrotas consecutivas.