A Ponte Preta foi derrotada na última rodada da Série B, para o Vila Nova, e permaneceu na zona de rebaixamento. Uma vitória colocaria o clube fora do Z4, por conta do tropeço do CRB, outro time nessa briga. Porém, com o revés fora de casa complicou as pretensões da Macaca na tabela, que agora depende novamente de um tropeço do adversário.
Além disso, os campineiros terão que superar o Sport na próxima rodada, em jogo complicado, já que o Leão deseja conseguir o acesso para a Série A. A partida está marcada para acontecer no Moisés Lucarelli, mas isso pode significar problema para a Ponte Preta também. O time da Ilha do Retiro é o terceiro melhor visitante do campeonato.
Enquanto isso, a Ponte Preta perdeu a força que tinha no Majestoso. No início de trabalho de Nelsinho Baptista, ele chegou a ter seis vitórias consecutivas dentro de casa, mas a sequência foi perdida, virando um pesadelo para a Macaca. Desde então, aconteceram derrotas para Chapecoense, Ituano, América-MG, Paysandu e Guarani, o principal rival do clube. Esse aproveitamento foi um dos principais motivos para a entrada na zona de rebaixamento.
O clube de Campinas ainda pode escapar do rebaixamento, mesmo que parte da torcida tenha jogado a toalha sobre a situação. Depois de enfrentar o Sport, a Ponte Preta vai para o sul do país, enfrentar o Avaí na Ressacada.