Em meio à crise, a Ponte Preta registra a pior campanha do returno da Série B do Campeonato Brasileiro. A Macaca sofreu uma derrota por 1 a 0 para o Guarani, valido pela 32a rodada da competição, e agora vê sua situação se complicar.
Na tabela simbólica do segundo turno, a Ponte ocupa a lanterna isolada. Em 13 jogos disputados nesta fase, a equipe alvinegra, até então comandada por Nelsinho Baptista, somou apenas nove pontos. Em 36 pontos possíveis, a Macaca conquistou apenas 23% de aproveitamento, com duas vitórias, três empates e oito derrotas. Nenhum outro time somou menos de 10 pontos nesse período.
O fraco desempenho no returno fez a Ponte Preta voltar a figurar no Z-4, ocupando o 17º lugar, com 35 pontos, um a menos que o Botafogo-SP, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Vale destacar que, no fim do primeiro turno, a Macaca estava em nono lugar, a seis pontos do G-4.
A derrota no clássico contra o Guarani aumentou ainda mais o risco de rebaixamento da equipe. Atualmente, segundo projeções da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Ponte Preta tem 52,8% de chance de queda.
Em busca de reação, o próximo desafio será um confronto direto. A Ponte recebe o Brusque, que está logo abaixo na tabela com 33 pontos, nesta quarta-feira (23), às 19h, no Majestoso.