A Ponte Preta foi rebaixada para a Série C do Brasileirão, de forma melancólica e com muita frustração para os torcedores do clube. Um dos principais motivos pelos resultados negativos foi a falta de disciplina dos jogadores. Na reta final, a metade dos dez últimos jogos terminaram com um jogador expulso da Macaca e o clube foi o time com mais cartões vermelhos no campeonato.
Desses jogos que terminaram com um jogador a menos para a Ponte Preta, quatro terminaram com derrotas e apenas um com vitória. O triunfo aconteceu diante do Botafogo-SP, enquanto as derrotas aconteceram contra Guarani, Paysandu, Vila Nova e Sport. Apenas um desses reveses aconteceu fora de casa, ou seja, o a torcida pontepretana sofreu de perto.
No total do campeonato, foram 13 cartões vermelhos recebidos por jogadores da Macaca. Ou seja, uma média de uma expulsão a cada 2,9 jogos. Esse número é três a mais que o segundo time com mais expulsões, o Paysandu.
Agora, o time começa a armar o planejamento para o ano que vem, com o técnico Alberto Valentim no comando. Além dele, o clube já está próximo de anunciar dois reforços para 2025, quando disputará Paulistão, Série C e Copa do Brasil.