A situação da Ponte Preta acerca do Z-4 na Série B do Campeonato Brasileiro voltou a se complicar ao final da 34ª rodada. Em partida válida pela rodada, a Macaca foi derrotada por 3 a 0 pelo Mirassol no último sábado (26).
Com os mesmos 38 pontos do início da rodada, o time alvinegro viu Chapecoense e Botafogo-SP vencerem e ultrapassarem a equipe na tabela. Assim, antes em 14º, a Macaca perdeu duas posições e agora ocupa a 16ª colocação, ficando novamente à beira da zona de rebaixamento.
A Ponte Preta está a apenas dois pontos do primeiro time dentro do Z-4, o CRB. Quanto às probabilidades matemáticas, a equipe passa a ser a quinta com mais chances de queda, com 33,7%, segundo projeções da UFMG.
Com quatro jogos restantes, dessa forma, cada confronto é uma “final”. O primeiro desses duelos decisivos será na próxima segunda-feira (2), às 21h, no Moisés Lucarelli. A Macaca recebe o Paysandu, em um confronto direto na parte de baixo da tabela. O Papão é o 14º colocado, com 40 pontos. Se vencer, a Ponte Preta alcança 41 pontos e ultrapassa o adversário na classificação.
Assim, em caso de derrota, a Ponte corre o risco de retornar à zona de rebaixamento. O CRB, com 36 pontos, se vencer o Ituano em outro confronto direto, ultrapassará a Macaca, empurrando-a para o Z-4.