A Ponte Preta vive má fase, se aproximando da zona de rebaixamento da
Série B, e conta com diversos desfalques ao longo das rodadas. No meio disso, o clube acabou sofrendo uma goleada para o Ituano, dentro do Moisés Lucarelli, casa da Macaca. Essa situação não era nem esperada no início de trabalho de Nelsinho Baptista, visto que a equipe ficou seis jogos sem perder como mandante, sendo cinco vitórias no período.
Um resultado deste porte, com três gols de diferença, voltou a acontecer após um ano, também pela Série B. A última vez que a Ponte Preta havia perdido desta forma tinha sido contra o Mirassol, no dia 22 de setembro de 2023. No ano passado, a Macaca também estava na parte debaixo da tabela, mas conseguiu se salvar com 42 pontos. Caso isso de repita, o time só precisa de 13 pontos na atual edição.
O próximo jogo da Ponte Preta é contra o CRB, nesta quinta-feira, 19 de setembro. A partida é um confronto direto, visto que se o clube alagoano vencer, alcança a pontuação da Macaca. Além isso, o adversário é um dos clubes que se situa na zona de rebaixamento, junto de Guarani, Brusque e Chapecoense.