Depois de perder por 4 a 0 para o Sport em pleno Moisés Lucarelli e contar com resultados desfavoráveis nos jogos de seus concorrentes diretos, a Ponte Preta teve decretado, com uma rodada de antecedência, seu rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Uma das grandes marcas da campanha negativa da equipe, e que se repetiu novamente contra o Sport, foi o alto número de expulsões, que se intensificaram ainda mais nesta reta final e decisiva, quando justamente houve mais pressão aos atletas.
O time detém uma marca impressionante nas últimas 10 rodadas: são mais cartões vermelhos que gols. Ao todo, foram seis bolas na rede e sete expulsões. Nos seis jogos em que teve jogadores a menos em campo nessa sequência, a Macaca perdeu cinco e venceu apenas um.
Levando em consideração o âmbito geral da competição, a Ponte é, disparadamente, o time com mais expulsões. Foram 13, o que resulta em uma média de um cartão vermelho a cada 2,8 jogos.
Os maiores advertidos da equipe são Gabriel Risso e Mateus Silva, com duas expulsões cada. Com um cartão vermelho aparecem: Elvis, Jeh, Pedro Rocha, Dodô, Matheus Régis, Sérgio Raphael, Iago Dias e Luiz Felipe.