Na noite deste sábado, 15 de fevereiro, Portuguesa e Corinthians se enfrentaram pela décima rodada da primeira fase do Paulistão. O Clássico dos Invictos aconteceu na Mercado Livre Arena Pacaembu, com mando da Lusa. A equipe de Itaquera entrou em campo com um time reserva, enquanto o clube do Canindé foi completo e com sede de vitória. O placar foi
O próximo jogo da Portuguesa acontece na próxima quinta-feira, dia 20, contra o São Bernardo, novamente no Pacaembu, às 21h35. Do outro lado, o Corinthians viaja à Venezuela para disputar o primeiro jogo da pré-Libertadores, contra o Universitad Central. A bola rola quarta-feira, às 21h30 (de Brasília).
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado no Pacaembu. A equipe do Corinthians tinha a Fiel ao lado, enquanto a Portuguesa apostava no costume de estar jogando no estádio. A primeira grande chance foi da Lusa, mas a bola foi desviada e foi para o escanteio. O Time do Povo só respondeu minutos depois, em jogada que nem terminou em finalização.
Após os 20 minutos, o Corinthians teve mais domínio da posse de bola. Contudo, ela não foi convertida, pois os comandados de Ramón Díaz mostraram dificuldade para criar chances pelo meio do campo. A única finalização foi de Talles Magno, que não ofereceu perigo para o goleiro Rafael Santos.
A Lusa teve mais uma boa chance após essa posse contínua do Corinthians. Em jogada afastada por Cristiano, Renan Peixoto brigou no alto com Félix Torres e venceu. Ele tocou para Jajá Silva, que venceu Cacá na corrida e tentou finalizar, mas o zagueiro conseguiu se recuperar e desviar. No lance seguinte, o clube do Canindé acertou a trave perto de onde a coruja dorme, mas Donelli ‘tirou com o olho’.
O primeiro gol foi da Portuguesa! Jajá Silva aproveitou bola sobrada na entrada da área e finalizou forte no canto. O goleiro do Corinthians até tentou chegar, mas quando viu a bola já estava dentro da baliza. 1 a 0 para a Lusa no Pacaembu, que segurou o resultado até o fim da primeira etapa.
Segundo tempo
O início da segunda etapa foi semelhante ao da primeira. Contudo, o Corinthians conseguiu ser efetivo. Na primeira vez que o Timão entrou na área, Matheus Bidu marcou o gol após bom passe de Talles Magno em profundidade. Ele decidiu finalizar cruzado ao invés de tocar para trás e deu certo. 1 a 1 no Clássico dos Invictos.
A Portuguesa não sofreu com o gol e continuou indo pra cima. A melhor chance surgiu após jogda de Talles, que venceu Romero na corrida em um contra-ataque e tocou para meio da área. A bola até chegou para Renan Peixoto, mas o centroavante teve que se esticar todo e acabou jogando pra fora.
Apesar do passe para o gol de Bidu, Talles Magno estava sumido no jogo, mas pareceu ‘acordar’. Em jogada individual, ele foi para dentro da área e sofreu a falta. Na cobrança de pênalti, Romero deu a bola para o camisa 43, que deslocou o goleiro e virou o jogo para cima da Portuguesa. 2 a 1 para o Timão e festa da Fiel Torcida no Pacaembu!
A Lusa conseguiu empatar. Com boa jogada de Talles, que entortou Matheus Bidu após passe errado do próprio na defesa e conseguiu ir para o fundo. Ele cruzou para trás e encontrou Maceió, que bateu colocado sem chance de defesa para Matheus Donelli. 2 a 2, dando um ponto para cada.
Donelli foi fundamental para manter o placar empatado. Em jogada criada pelo lado esquerdo, a Portuguesa finalizou e parou no goleiro corinthiano. No rebote, o arqueiro defendeu novamente a finalização, que foi para fora da grande área, diminuindo o perigo. O Corinthians respondeu com Pedro Raul, que perdeu duas chances claras de gol.
Os cinco minutos de acréscimos foram de pressão total do Timão, mas ninguém conseguiu balançar as redes. 2 a 2 no Clássico dos Invictos entre Portuguesa e Corinthians.
Escalações
Portuguesa: Rafael Santos; Talles, Gustavo Henrique, Eduardo Biazus e Lucas Hipólito; Fernando Henrique (Rildo), Tauã e Cristiano (Hudson); Jajá Silva (Everton Messias), Maceió (Pedro Henrique) e Renan Peixoto (Barba). Técnico: Cauan de Almeida.
Corinthians: Donelli; Leo Mana (Jacaré), Félix Torres, Cacá e Matheus Bidu; Ryan (Pedro Raul), Alex Santana (Bahia), Charles (Maycon) e Coronado; Talles Magno (Hector Hernandez) e Romero. Técnico: Ramón Díaz.