Neste sábado (31), a Portuguesa avançou para as quartas de final da Copa Paulista após eliminar o São Bento na disputa de pênaltis. A partida, disputada no Canindé, terminou zerada, assim como no jogo de ida, em Sorocaba.
Agora, a Lusa aguarda a definição dos outros classificados para descobrir seu adversário da próxima fase. Os confrontos serão definidos de acordo com as campanhas de cada equipe classificada.
Primeiro Tempo
A partida começou bem equilibrada no Canindé. Quem deu a primeira finalização foi o São Banto. Dos Santos arriscou de fora da área e Rafael Pascoal segurou firme.
A Lusa respondeu aos 12 minutos. A equipe já vinha tendo o controle da partida e criou sua primeira chance em uma cobrança de falta. Cristiano bateu com perigo e André Luiz espalmou. No rebote, quase que a defesa do São Bento empurra a bola para dentro do próprio gol.
A Portuguesa voltou a assustar aos 24 minutos. Ben-Hur fez boa infiltração pelo meio e arriscou de fora da área. André Luiz segurou firme. Aos 31, após uma bola esticada, Magrão recebeu dentro da área e finalizou para fora, quase abrindo o placar do jogo para a Portuguesa.
Mesmo com o controle do jogo na primeira etapa, a Lusa não conseguiu balançar o barbante.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o São Bento conseguiu equilibrar a partida e dificultou a criação de jogadas da Portuguesa. O time de Sorocaba, porém, também não conseguia assustar. Com 22 minutos, houve apenas uma tentativa de finalização.
A primeira grande chance aconteceu apenas aos 28 minutos. Após cruzamento para a área da Portuguesa, a defesa bateu cabeça, e a bola sobrou para Alex Henrique em ótima posição. O atacante, porém, foi bloqueado por Maurício, que fez um grande corte.
Mesmo após essa primeira jogada, o jogo não evoluiu e ficou marcado por muitas discussões e pequenas brigas entre os atletas, principalmente com Cirilo, do São Bento, que era o mais acalorado.
A melhor chance da Lusa foi aos 43. Após cruzamento, a bola sobrou para Cristiano, que soltou uma bomba para grande defesa de André Luiz.
Disputa de pênaltis
Maceió iniciou as cobranças para a Portuguesa. O atacante deslocou André Luiz e abriu o placar. Alex Henrique também bateu com tranquilidade, converteu a cobrança e empatou a disputa.
Ben-Hur foi mais um a deslocar o goleiro adversário e converter o pênalti, mantendo a Lusa em vantagem. Cirilo igualou novamente para o São Bento. Pascoal até foi para a bola, mas não conseguiu alcançá-la.
Cristiano iniciou a terceira rodada e bateu forte no canto. André Luiz acertou o canto mas também não conseguiu chegar na bola. Bruno Silva bateu com mais tranquilidade e deslocou Pascoal, mantendo tudo empatado.
Elvis bateu com muita categoria apenas rolando a bola no meio do gol para colocar a Portuguesa de novo em vantagem. Wesley Barbosa foi para a bola buscando empatar novamente a disputa. O zagueiro, porém, chutou para fora e deixou a Lusa a um gol da classificação.
Magrão foi o encarregado da cobrança decisiva e bateu bem, classificando a Portuguesa para as quartas de final da Copa Paulista.
Escalações
Portuguesa: Rafael Pascoal, Ben-Hur, Kauã, Maurício, Ferreira, Pedro Henrique, Elvis, Anderson Magrão, Cristiano, Bryam (Leandro) e Maceió. Téc: Alan Dotti
São Bento: André Luiz, Ewerton Páscoa, Wesley Barbosa, Baraka (Igor), Luis Barreto, Thiaguinho (Diego Farias), Bruno Silva, Alex Henrique, Dos Santos (Cirilo), Flavinho (Marcos Nunes (Cesinha) e Samuel Santos. Téc: Ademir Fesan