A Portuguesa venceu o Boavista por 3 a 0 neste sábado (26), no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela 14ª e última rodada da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, a Lusa encerra a primeira fase com 30 pontos somados. Líder do Grupo A6, a equipe chegou à terceira vitória consecutiva e, momentaneamente, tem a terceira melhor campanha geral da competição. Agora, aguarda a definição do adversário no mata-mata, que será disputado em jogos de ida e volta, e virá do Grupo A5.
Eliminado, o Boavista se despede da competição na lanterna do grupo, com apenas nove pontos conquistados em 14 rodadas.
Primeiro tempo
O Boavista começou a partida tentando se impor ofensivamente, em busca de uma reação logo nos primeiros minutos. No entanto, a Lusa rapidamente passou a controlar o jogo com facilidade.
A primeira chance clara veio aos dez minutos, quando Igor arriscou um chute forte de fora da área, mas mandou para fora. No minuto seguinte, Keven finalizou com perigo, mas o goleiro Rafael Mariano fez a defesa. A Portuguesa seguiu pressionando, especialmente pelo lado esquerdo, e criou boas oportunidades.
Aos 21, o Boavista respondeu com um chute de Kauã, defendido por Rafael Pascoal, que se esticou para mandar a bola para escanteio.
Melhor na partida, a Lusa abriu o placar aos 27 minutos. Cristiano dominou na entrada da área e finalizou no alto, sem chances para o goleiro, colocando o rubro-verde em vantagem. A equipe ampliou aos 34, após pênalti marcado em cruzamento de Pedro Henrique que bateu no braço aberto de um defensor do Boavista. Na cobrança, Cristiano converteu, fez seu segundo no jogo e levou a Lusa ao intervalo com 2 a 0 no placar.