Com nove pontos, Lusa elimina ameaça de rebaixamento e mira vaga no mata-mata do Paulistão
Foto: ANDRE PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO A Portuguesa está garantida no Paulistão de 2027. Com nove pontos somados, a Lusa não pode mais ser ultrapassada por todos os concorrentes diretos na parte de baixo da tabela e, assim, eliminou qualquer risco matemático de rebaixamento para a Série A2.
A confirmação passa, principalmente, pela pontuação máxima que os adversários ainda podem alcançar. A Ponte Preta, última colocada com um ponto, mesmo vencendo tudo o que resta, chegaria a sete, número inferior ao que o time rubro-verde já conquistou.
Outro fator que “trava” a disputa na parte de baixo são os confrontos diretos entre equipes ameaçadas. O Santos, 14º e primeiro fora da zona de rebaixamento, ainda enfrenta Velo Clube (vice-lanterna) e Noroeste (13º), o que impede que todos esses times somem pontos suficientes para ultrapassar a Portuguesa ao mesmo tempo. Na pior hipótese para a Lusa, apenas dois deles conseguiriam passar o clube rubro-verde, o que mantém o cenário de queda restrito à Ponte e a uma dessas equipes.
Com a permanência assegurada, a Portuguesa entra na reta final com mais tranquilidade e pode direcionar o foco para a parte de cima. No momento, o time ocupa a 5ª colocação, dentro da zona de classificação para as quartas de final.
Após vencer o Primavera, a Lusa volta a campo neste sábado (7), às 16h, no Canindé, diante da Ponte Preta.