Dois anos após conquistar a Copa Paulista pela primeira vez em sua história, a Portuguesa Santista está de volta à competição. O retorno foi confirmado após o conselho técnico realizado nesta terça-feira (15), na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF). Nesta edição de 2025, a Briosa integrará o Grupo 4, ao lado de Santo André, Taubaté, Oeste, São José e São Caetano.
A competição tem início marcado para o dia 15 de junho, com a final prevista para 12 de outubro. Ao todo, 23 clubes participarão do torneio, distribuídos em quatro grupos regionalizados — três com seis times e um com cinco. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno e returno, com os quatro primeiros colocados de cada grupo avançando para as oitavas de final.
A fase eliminatória, composta por oitavas, quartas e semifinais, será disputada em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis. A final também seguirá o mesmo formato. O campeão e o vice garantem vagas em competições nacionais: a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro de 2026, respectivamente.
O retorno da Briosa acontece em um contexto bem diferente daquele vivido em 2023, quando o clube vinha embalado por uma boa campanha na Série A2 e contava com um elenco consistente. Naquele ano, a conquista da Copa Paulista garantiu à Portuguesa Santista uma vaga na Copa do Brasil de 2024, além da premiação de R$ 787,5 mil paga pela CBF aos participantes da primeira fase.
Em 2024, no entanto, o clube optou por não defender o título, devido aos altos custos operacionais para sediar os jogos. Agora, rebaixada para a Série A3 do Paulistão, a Briosa vê na Copa Paulista uma oportunidade de reestruturação e retorno ao protagonismo.
Grupo 4 – Copa Paulista 2025
- Portuguesa Santista
- Santo André
- Taubaté
- Oeste
- São José
- São Caetano