Com um clima chuvoso, a partida de ida da final da Copa Paulista entre Portuguesa Santista e São José foi movimentada. Jogando em casa, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, a Portuguesa levou a melhor ao vencer por 1 a 0, com um gol de Franco nos minutos finais.
Vale ressaltar que tanto o campeão quanto o vice-campeão da Copa Paulista garantirão uma vaga em competições nacionais em 2024. O time vencedor poderá escolher entre participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil, enquanto o vice-campeão ocupará a vaga restante. Nos últimos anos, a maioria dos campeões optou por disputar a quarta divisão nacional devido ao calendário mais extenso.
Dentro de campo, Portuguesa Santista e São José protagonizaram um jogo animado desde o início. Logo no primeiro lance da partida, os mandantes tiveram uma grande oportunidade de abrir o placar com Léo Santos, que acertou a trave após uma sobra na área. A resposta do time visitante veio aos cinco minutos, quando Nicholas arriscou um chute de primeira após uma boa jogada de Serafim, obrigando o goleiro Wagner a fazer uma ótima defesa. Aos oito minutos, Franco teve mais uma chance clara para a Portuguesa Santista, mas desperdiçou. Aos 16 minutos, o São José teve uma nova oportunidade, com Rafael Tanque livre na área, mas Glauco conseguiu fazer o desarme no último momento e evitar o gol. Aos 26 minutos, Anderson Magrão quase marcou ao tentar se antecipar ao goleiro Luiz Augusto, porém não teve sucesso. Aos 31 minutos, foi a vez do São José acertar a trave em uma cabeçada de Rafael Tanque. Aos 38 minutos, a Portuguesa Santista quase abriu o placar, mas a zaga visitante conseguiu salvar.
No segundo tempo, o ritmo das equipes diminuiu um pouco. Jogando em casa, a Portuguesa Santista buscava ter mais presença ofensiva, enquanto o São José apostava nos contra-ataques. Apesar disso, a primeira chance foi do time visitante, com Heitor Roca arriscando um chute de longe e obrigando Wagner a fazer uma boa defesa. Após esse momento, o jogo teve uma pausa nas grandes chances e só voltou a esquentar próximo dos 30 minutos, quando Pedro Favela viu Wagner fazer uma excelente defesa e evitar o gol do São José. A resposta dos mandantes veio aos 35 minutos, com Anderson Magrão arriscando um chute de primeira com o peito, mas a bola saiu longe do gol.
Já nos acréscimos, o jogo foi decidido. Aos 48 minutos, Kaio Crístian foi derrubado por Caio César dentro da área e a arbitragem marcou pênalti a favor da Portuguesa Santista. Na cobrança, cinco minutos depois, Franco aguardou a decisão do goleiro Luiz Augusto e mandou a bola para as redes, garantindo a vitória para os mandantes.
O gol da equipe Briosa foi marcado nos acréscimos da partida, aos 53 minutos do segundo tempo, em um pênalti controverso assinalado pelo árbitro Fabiano Monteiro dos Santos, o que gerou muitos protestos por parte do time do São José durante e após o jogo.
A comissão técnica e os jogadores afirmaram que o pênalti não aconteceu e criticaram a atuação do VAR, que confirmou a decisão do árbitro.
LANCE DISCUTIDO
Faltando apenas dois minutos para o fim do jogo, em um campo completamente alagado no estádio Ulrico Mursa, em Santos, o zagueiro Caio César, do São José, tentou tirar a bola de dentro da área. Inicialmente, ele tentou chutar com força, mas a poça d’água fez com que a bola ficasse presa no gramado ensopado.
Em seguida, Caio levantou a bola para tentar chutá-la para o alto, momento em que um atacante da equipe Santista chegou por trás e se jogou ao lado de Caio, como se tivesse sido atingido pelo zagueiro. Entretanto, ao rever as imagens, é possível perceber que Caio não tocou na perna do atacante da Briosa e sequer conseguiu chutar a bola.
Mesmo assim, o árbitro marcou a penalidade que deixou o São José em desvantagem para a partida de volta da final da Copa Paulista.
Com esse resultado, a Portuguesa Santista terá a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta, que acontecerá no próximo sábado (14), no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Por sua vez, o São José precisará vencer por dois gols de diferença para conquistar o título. Caso vença por apenas um gol, a decisão irá para os pênaltis.
Fique por dentro das notícias da Briosa! Siga nosso perfil no Instagram.