Portuguesa Santista vence confronto de ida contra São José pela Copa Paulista

Texto: Jenyffer Previtalli | Foto: Bob Paulino/Ag. Paulistão / Gazeta Esportiva

Publicados 9 meses atrás em 8 de outubro de 2023
Por: Jenyffer Previtalli

Com um clima chuvoso, a partida de ida da final da Copa Paulista entre Portuguesa Santista e São José foi movimentada. Jogando em casa, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, a Portuguesa levou a melhor ao vencer por 1 a 0, com um gol de Franco nos minutos finais.

Vale ressaltar que tanto o campeão quanto o vice-campeão da Copa Paulista garantirão uma vaga em competições nacionais em 2024. O time vencedor poderá escolher entre participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil, enquanto o vice-campeão ocupará a vaga restante. Nos últimos anos, a maioria dos campeões optou por disputar a quarta divisão nacional devido ao calendário mais extenso.

Foto: Bob Paulino/Agência Paulistão

Dentro de campo, Portuguesa Santista e São José protagonizaram um jogo animado desde o início. Logo no primeiro lance da partida, os mandantes tiveram uma grande oportunidade de abrir o placar com Léo Santos, que acertou a trave após uma sobra na área. A resposta do time visitante veio aos cinco minutos, quando Nicholas arriscou um chute de primeira após uma boa jogada de Serafim, obrigando o goleiro Wagner a fazer uma ótima defesa. Aos oito minutos, Franco teve mais uma chance clara para a Portuguesa Santista, mas desperdiçou. Aos 16 minutos, o São José teve uma nova oportunidade, com Rafael Tanque livre na área, mas Glauco conseguiu fazer o desarme no último momento e evitar o gol. Aos 26 minutos, Anderson Magrão quase marcou ao tentar se antecipar ao goleiro Luiz Augusto, porém não teve sucesso. Aos 31 minutos, foi a vez do São José acertar a trave em uma cabeçada de Rafael Tanque. Aos 38 minutos, a Portuguesa Santista quase abriu o placar, mas a zaga visitante conseguiu salvar.

No segundo tempo, o ritmo das equipes diminuiu um pouco. Jogando em casa, a Portuguesa Santista buscava ter mais presença ofensiva, enquanto o São José apostava nos contra-ataques. Apesar disso, a primeira chance foi do time visitante, com Heitor Roca arriscando um chute de longe e obrigando Wagner a fazer uma boa defesa. Após esse momento, o jogo teve uma pausa nas grandes chances e só voltou a esquentar próximo dos 30 minutos, quando Pedro Favela viu Wagner fazer uma excelente defesa e evitar o gol do São José. A resposta dos mandantes veio aos 35 minutos, com Anderson Magrão arriscando um chute de primeira com o peito, mas a bola saiu longe do gol.

Divulgação / Bob Paulino / Agência Paulistão

Já nos acréscimos, o jogo foi decidido. Aos 48 minutos, Kaio Crístian foi derrubado por Caio César dentro da área e a arbitragem marcou pênalti a favor da Portuguesa Santista. Na cobrança, cinco minutos depois, Franco aguardou a decisão do goleiro Luiz Augusto e mandou a bola para as redes, garantindo a vitória para os mandantes.

O gol da equipe Briosa foi marcado nos acréscimos da partida, aos 53 minutos do segundo tempo, em um pênalti controverso assinalado pelo árbitro Fabiano Monteiro dos Santos, o que gerou muitos protestos por parte do time do São José durante e após o jogo.

A comissão técnica e os jogadores afirmaram que o pênalti não aconteceu e criticaram a atuação do VAR, que confirmou a decisão do árbitro.

LANCE DISCUTIDO

Faltando apenas dois minutos para o fim do jogo, em um campo completamente alagado no estádio Ulrico Mursa, em Santos, o zagueiro Caio César, do São José, tentou tirar a bola de dentro da área. Inicialmente, ele tentou chutar com força, mas a poça d’água fez com que a bola ficasse presa no gramado ensopado.

Em seguida, Caio levantou a bola para tentar chutá-la para o alto, momento em que um atacante da equipe Santista chegou por trás e se jogou ao lado de Caio, como se tivesse sido atingido pelo zagueiro. Entretanto, ao rever as imagens, é possível perceber que Caio não tocou na perna do atacante da Briosa e sequer conseguiu chutar a bola.

Mesmo assim, o árbitro marcou a penalidade que deixou o São José em desvantagem para a partida de volta da final da Copa Paulista.

Com esse resultado, a Portuguesa Santista terá a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta, que acontecerá no próximo sábado (14), no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Por sua vez, o São José precisará vencer por dois gols de diferença para conquistar o título. Caso vença por apenas um gol, a decisão irá para os pênaltis.

Fique por dentro das notícias da Briosa! Siga nosso perfil no Instagram.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Profetize os resultados do Portuguesa Santista, São José no Copa Paulista 2024!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

P