Neste sábado (04), a Portuguesa empatou em 0 a 0 com o Atlético-GO, no estádio Chico Vieira, em Itapira, pela primeira rodada da fase de grupos da Copinha. O primeiro tempo foi equilibrado, enquanto o Dragão dominou a segunda etapa. A Lusa foi valente e segurou o empate. O duelo ainda reservou um lance muito polêmico aos 42 minutos do segundo tempo, quando os jogadores do Atlético entenderam que um chute de João Gabriel teria ultrapassado completamente a linha do gol.
Com o resultado, ambos os times ficam empatados na segunda posição do grupo 14. O América-RJ é o líder, com três pontos, já que venceu a Itapirense mais cedo.
Primeiro tempo
O Atlético começou pressionando e indo para cima da Portuguesa no início do jogo. A primeira chance foi aos três minutos. Após cruzamento mal afastado, Lacerda pegou a sobra e bateu de primeira. A bola passou sobre o gol levando perigo.
Cinco minutos depois, o Dragão recuperou a bola dentro da área e Yuri bateu bem. Edu fez ótima defesa e mandou para escanteio.
Aos 12, a Portuguesa assustou pela primeira vez. Cadu bateu e foi bloqueado. Na sobra, dentro da meia-lua, Pedrinho chutou de primeira, mas a bola subiu demais.
Dez minutos depois, mais uma chegada do Atlético. Yuri foi levando a bola, trouxe para o meio e bateu forte no canto. Edu fez outra boa defesa.
A Lusa respondeu aos 30. Renanzinho recebeu sem tanto ângulo dentro da grande área. Ele arriscou chute forte e a bola passou perto.
Na sequência, boa chegada do Atlético. Yuri pegou uma bola rebatida de primeira na entrada da área. O chute saiu mascado, mas, ainda assim, levou perigo para Edu.
Aos 43, uma última chegada da Portuguesa. Após a defesa afastar mal, Pedrinho ficou em ótimas condições, mas não pegou bem, e o zagueiro conseguiu bloquear o chute.
Segundo tempo
A primeira grande chance aconteceu antes do primeiro minuto. Após ótimo cruzamento, Raí cabeceou como manda o manual. A bola passou raspando a trave. Quase o primeiro do Dragão.
Aos 10, Yuri arriscou de longe. A bola pingou a frente de Edu, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa seguramente.
O Atlético seguiu pressionando. Na sequência, Raí fez bom giro e soltou a bomba de fora da área. A bola passou sobre o gol levando muito perigo.
Aos 19, outra chance desperdiçada. João Gabriel chegou ao fundo, cruzou para trás e Yuri ficou em ótima condição para marcar. O chute, porém, foi bloqueado pela defesa.
Aos poucos, a Lusa foi se encontrando e não sofreu muito mais defensivamente. Por outro lado, também não atacou, e passou o segundo tempo inteiro longe do gol.
Aos 42, um lance polêmico. João Gabriel fez uma linda jogada e tocou de cavadinha na saída do goleiro. A zaga afastou a bola no limite segundo o árbitro, em um lance muito difícil de determinar se a bola ultrapassou ou não a linha.
Escalações
Atlético-GO: Martins, João Gabriel, Ivan, Gustavo, Pepê, Luiz Guilherme, Yuri (Macedo), Lacerda (Maranhão), Raí (Pet), Almeida (Agnaldo) e Geovane (Lira). Téc: Lucas Zanella.
Portuguesa: Edu, Wellington, Arthur, Miguel, Alano (Carioca), Jhow (João), Davi, Pedrinho (Vicente), Cadu (Rian Lucas), Renanzinho (Pedro Testa) e Lucio (Lipek). Téc: Fabrício Bento.
Santo André vence o Rio Branco
Em outro jogo no mesmo horário, o Santo André venceu o Rio Branco-AC por 2 a 1 no Bruno José Daniel. O Ramalhão pressionou bastante e foi melhor na partida.
Rafael abriu o placar aos 20 minutos em um golaço. O atacante bateu colocado e acertou o cantinho do goleiro adversário. Aos 40, Henrique Cayres ampliou. Com a marcação alta, o zagueiro fez boa antecipação, invadiu a área e bateu forte.

Santo André venceu o Rio Branco-AC – Foto: Ariston Tavares
Em um lance de bola parada, o Rio Branco diminuiu a vantagem aos nove do segundo tempo com Nixon. No último lance da partida, a equipe do Acre desperdiçou outra grande chance de bola parada e saiu sem nenhum ponto.
Com o resultado, a equipe assumiu provisoriamente a liderança do grupo 27. Corinthians e Porto Velho ainda não jogaram e, portanto, não somaram pontos.