Inter de Limeira e Portuguesa se enfrentaram na noite desta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, pela oitava rodada do Paulistão. O jogo aconteceu na Mercado Livre Arena Pacaembu, com mando da Lusa. A partida decisiva começou truncada, com poucas chances de gol, mas os mandantes conseguiram se impor, marcaram dois gols, e venceram o confronto direto por 2 a 0.
O próximo desafio da Veterana acontece fora do estado. Contra o São Paulo, a Inter de Limeira viaja até Brasília para entrar em campo. Do outro lado, a Portuguesa joga apenas na próxima quarta-feira, contra o Água Santa, em Diadema.
Primeiro tempo
O primeiro lance de perigo do jogo saiu com a Inter de Limeira. Enquanto a bola estava com a Portuguesa, Maceió tentou uma investida pela esquerda mas acabou desarmado. Na sequência, a Veterana armou um contra-ataque, mas na hora do cruzamento não tinha ninguém na área.
Depois disso, a Lusa passou a tomar o controle do jogo. Renan Peixoto foi bem acionado e, quando saiu cara a cara com o goleiro, acabou bloqueado em cima da hora, gerando um escanteio para o time da casa. Na bola parada, ninguém conseguiu concluir em direção ao gol.
A partir dos 20 minutos, a Inter de Limeira voltou a reagir e ir ao ataque. Rafael Santos foi obrigado a trabalhar, além da defesa lusitana sofrer com as tabelas limeirenses. Nenhuma das chances foram claras o suficiente para abrir o placar, mantendo o 0 a 0 nesta altura da partida.
Em jogada de bola parada, o ataque da Lusa subiu mais alto que todo mundo e cabeceou com desvio no canto. O goleiro André Luiz, que vive grande fase, foi buscar o cabeceio e não deixou a Inter de Limeira sair perdendo no jogo. O esforço foi tanto que ele até sentiu um problema no braço, mas seguiu no jogo.
O jogo ficou morno na reta final da primeira etapa. A arbitragem começou a marcar faltas, principalmente na intermediária, o que travou a criação das equipes. A melhor chance do jogo, porém, aconteceu nos acréscimos: Renan Peixoto recebeu livre dentro da área, após cruzamento de Jajá Silva, e cabeceou para fora.
Segundo tempo
A primeira chance de gol da segunda etapa partiu da Lusa. Em jogada coletiva, envolvendo Renan Peixoto e Maceió, Cristiano recebeu na entrada da área com chance para finalizar. Contudo, a marcação chegou e o chute do camisa 10 acabou desviando, passando sem assustar o goleiro.
O time de Limeira não conseguiu se impor nos primeiros dez minutos. Os passes tentados pelo meio campo não chegavam aos atacantes. Além disso, as tentativas com bola direta para o campo ofensivo eram facilmente recuperadas pela Portuguesa. Em um dos lances, Albano fez fila e conseguiu entrar na área, mas não foi acompanhado e acabou perdendo a bola.
Logo em seguida, a Lusa respondeu. Cristiano fez boa jogada pela direita e cruzou na pequena área, encontrando Renan Peixoto. O centroavante cabeceou tirando do goleiro adversário, mas tirou demais. A bola passou por cima do gol, raspando o travessão da Inter de Limeira.
O estádio do Pacaembu presenciou um lance intenso do início ao fim. A Inter de Limeira estava no ataque, mas a zaga lusitana tirou no limite para não sofrer o gol. No contra-ataque, Maceió partiu sozinho em direção ao gol adversário. Ao entrar na área, se enrolou no drible e foi alcançado por Pedro Henrique, que limpou o lance com ajuda do goleiro.
No lance de ataque da Lusa, a arbitragem anotou pênalti com ajuda do árbitro de vídeo. Cristiano foi o responsável por cobrar e guardou, inaugurando o marcador para a Portuguesa no Pacaembu. 1 a 0!
A vida da Inter de Limeira ficou ainda mais complicada após outra análise do VAR. Roberto Rosa recebeu o segundo amarelo por uma cotovelada e acabou sendo expulso de campo, deixando a Veterana com um jogador a menos para o restante da partida. Por conta disso, Felipe Conceição decidiu mudar na defesa.
Contudo, a Portuguesa soube aproveitar os espaços e colocou mais atacantes em campo. Um dos jogadores que entrou, Everton apareceu pelo lado direito livre e finalizou sem problemas contra a meta de André Luiz. 2 a 0 para a Lusa antes da entrada dos acréscimos.
Por conta das análises, substituições e atendimentos, a arbitragem deu 11 minutos de acréscimos. A Inter de Limeira tentou diminuir o placar nesse tempo, mas a Lusa soube administrar a vantagem e a posse de bola.
Escalações
Portuguesa: Rafael Santos; Talles, Gustavo Henrique, Eduardo Biazus e Lucas Hipólito; Tauã, Hudson (Denis) e Cristiano (Fernando Henrique); Jajá Silva, Renan Peixoto (Henrique Almeida) e Maceió (Everton Messias). Técnico: Cauan de Almeida.
Inter de Limeira: André Luiz; Felipe Albuquerque, Eduardo Porto (Buchecha), Roberto, Alysson e Leocovick; Flávio (Iba Ly), Marlon (JP Galvão) e Albano; Rhuan (Ruan Ribeiro) e Alex Sandro (Rafael Silva). Técnico: Felipe Conceição.