Na noite de ontem, 27, o Red Bull Bragantino foi eliminado pelo Santos na semifinal do Paulista. Em entrevista coletiva, o treinador Pedro Caixinha falou sobre o resultado e afirmou: “Precisamos melhorar na decisão final.”
Santos mereceu passar
O treinador do Braga falou que o Santos passou por merecimento e que faltou eficácia do lado bragantino: “O Santos foi um vencedor digno, foi muito mais eficaz e, nestes momentos, o que interessa é que a equipe seja muito eficaz. A minha equipe não mostrou eficácia e não mostrou estar preparada para esses detalhes. Eu acho que são três gols que podem ser evitáveis e são lances de desatenção que nos custaram claramente caro.”
Ele ainda complementou dizendo que gostou da atitude da sua equipe mesmo com o placar adverso: “Nós tivemos chances durante todo o jogo, é verdade, também estávamos perdendo e tivemos que ir atrás do resultado. Mas, gostei muito da forma como a equipe procurou pegar o jogo e levá-lo para a frente, tivemos muita presença, chegamos muitas vezes. Conseguimos reduzir para 2 a 1, o time continuou a procurar o empate. Porém, deveríamos ter também um bocadinho mais de tranquilidade e serenidade porque precisávamos de mais um gol, mas, penso que não foi tanto por aí e na perda da posse da bola que ditou o terceiro gol pesou muito nos jogadores.”
Ineficácia pesou
Caixinha ainda afirmou que faltou a equipe transformar as oportunidades em chances claras de gol: “Precisamos melhorar na decisão final, porque mais uma vez o problema não foi chegar, não ter volume, mas, sim, não conseguir definir as jogadas e isso faz parte de quem são os principais atores deste jogo, é um jogo de jogadores e não um jogo de treinadores. Nós vamos continuar o nosso trabalho de orientação, estamos trabalhando nesse sentido e vamos procurar encontrar as melhores oportunidades, as melhores soluções para melhorar a capacidade de finalização de jogadas e fazermos gols.”

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino.
Mentalidade
Um assunto que o treinador tocou na coletiva foi sobre o mental dos jogadores: “Verificamos que perdendo a partida ainda falta muito em termos de maturidade e de foco. E isso fez a diferença hoje, mas, comparado com as eliminações nos torneio anteriores, os jogadores foram totalmente diferentes no jogo de hoje.”
Além disso, ele usou a semifinal contra o Água Santa, no ano passado, como exemplo: “Na eliminação para o Água Santa, nós não fomos uma equipe agressiva e que tomou conta do jogo como hoje. Hoje procuramos mesmo depois de estarmos em desvantagem, a atitude competitiva da equipe foi totalmente diferente. E, no 3 a 1, a equipe sentiu em termos emocionais, mas esse é o caminho do crescimento. Vamos ter mais situações destas durante o percurso, mas eu acho que vamos melhorar em termos daquilo que é esse crescimento como equipe e nos consolidar. Os nossos comportamentos já estão identificados, já falei sobre eles várias vezes e vamos evoluir no volume ofensivo para fazer obviamente fazer mais gols.”
Chegar e ganhar
Outro ponto importante salientado por Caixinha foi a importância de ganhar esses jogos decisivos: “É muito importante estar nessas situações e ganhá-las. E é isso que nós temos que fazer para dar um passo à frente. Claramente o próximo passo do crescimento tem que ser esse.”
A filosofia continua
E por fim, mesmo com as seguidas eliminações, ele afirmou que a filosofia do clube vai continuar e que ela será vencedora logo logo: “Esta é a filosofia Red Bull, não vamos abdicar dela e nem vamos desviar daquilo que é o caminho original. É ela que nos trouxe até aqui, agora sabemos que vamos ter dores de crescimento. Ou seja, todos nós temos momentos e fases de crescimento, as equipes e os projetos. Porém acreditamos muito neste projeto, acreditamos muito no nosso grupo de jogadores e acreditamos que eles têm condições para para melhorar e madurar. Tendo em conta aquilo que são deslizes que também fazem parte da nossa vida e que fazem parte do nosso crescimento. Assim, depois poderemos valorizar ainda mais aquilo que são os altos que este projeto vai ter em um curto prazo.”