A pré-temporada é um período em que os preparadores físicos tem imensa influência no trabalho do elenco dos clubes de futebol. Nesta sexta-feira, o plantel do Rio Branco passou por exames médicos e cardiológicos para avaliar a condição física de cada atleta. Quem comandou o processo foi Tuka Ribeiro, preparador da equipe, que falou sobre para a assessoria de imprensa do Tigre.
Segue a explicação do profisisonal:
Como tem sido todo início de temporada, é importante fazermos os testes, as avaliações, para ver o comportamento dos atletas perante ao esforço. E assim certificar que eles estão aptos e prontos para uma boa temporada. O teste cardiológico é um teste onde tem um incremento de cargas, né, para ver o comportamento do coração diante desse esforço. E através desse exame nós certificamos que os atletas estão aptos.
A partir dos resultados dos exames, a comissão sabe como lidar com cada determinado jogador, o nível de intensidade de atividade necessário e etc. É comum os jogadores se encontrarem em condições muito distintas nesta fase por conta do muito tempo sem atividade por parte de alguns e do desgaste físico no caso de outros.
Com o adiantamento da Série A3 definido no Conselho Técnico da FPF, as equipes que disputam a competição devem acelerar os seus processos e entrarem “de cabeça” na pré-temporada até o início de janeiro, quando o torneio começa.