Uma das principais discussões nesta última semana do futebol brasileiro é a alteração do calendário de competições. Por conta da disputa do Mundial de Clubes da FIFA no meio do ano, foi estudada a possibilidade da temporada ser iniciada mais cedo. Porém, a data de 8 de janeiro foi considerada muito cedo para os clubes e, inclusive, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).
“Eu não analiso para o futebol paulista. É ruim para o futebol brasileiro, eu penso no conjunto da obra. Não há nenhuma possibilidade de você ter sucesso começando a competição dia 8 de janeiro e querer colocar na minha cabeça que tem dez dias de pré-temporada. O jogador se apresenta 28 de dezembro.”, iniciou o mandatário.
“O presidente Ednaldo [Rodrigues, da CBF] está sensível a isso, estudando alternativas. Que precisamos começar em janeiro, precisamos… A Fifa está cada vez mais empurrando competições, pegou o meio do ano para fazer o Mundial, vai fazer o Intercontinental no fim do ano”, complementou.
Uma das hipóteses para que a temporada não se inicie tão cedo são os enxugamentos do estaduais, pauta que é debatida há anos. Porém, muito clubes são contra isso, já que é uma garantia de pelo menos três meses do calendário. Por outro lado, existem torcedores que consideram os estaduais como torneio menos relevantes, ampliando esse debate.
“A grande maioria não está nem um pouco confortável com 8 de janeiro. Os clubes que estão no Mundial querem uma solução para eles, é justo, correto. E os que não estão não querem… Só que precisamos ouvir todo mundo. O presidente vai se reunir com o Departamento de Competições para decidir”, disse o presidente da FPF.
O calendário oficial do ano que vem deve sair até o fim deste mês, já que os clubes precisam se planejar para a pré-temporada e outras preparações.