Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Presidente do Atlético-GO critica Corinthians pelas dívidas

Por: Vinícios Cotrim
8 meses atrás em 19 de dezembro de 2024
Foto: Ingryd Oliveira/ACG
O Corinthians foi alvo de críticas do presidente Adson Batista, que comanda o Atlético-GO, rebaixado à Série B neste último Brasileirão. Em entrevista ao GE, ele falou sobre as dívidas do Timão, que não impediram contratações para dentro de campo. Além disso, ele também comentou a possível implementação do fair play financeiro.

"Cada clube tem seus problemas, sua realidade, mas é inadmissível. Por exemplo, o Corinthians, que deve mais de R$ 2 bilhões e está contratando e queimando dinheiro a todo momento. Eu tenho um clube saneado em sem dívidas e procuro ter muita responsabilidade para não jogar meu clube num abismo sem volta. Precisamos ter uma legislação. Temos que ter regras bem definidas.", iniciou o mandatário.

O clube do Parque São Jorge é criticado constantemente por conta do seu problema financeiro. Após o fim da última janela de transferências, o Time do Povo viu os presidentes de Vitória e Cuiabá falarem sobre a contratação de Memphis Depay. O principal motivo foi o balancete alvinegro constar uma dívida de aproximadamente R$ 2,4 bilhões.

"O objetivo é ter uma Liga para termos um futebol forte como é na Inglaterra e na Espanha. Precisamos de uma Liga forte cuidando dos interesses dos clubes. Mas enquanto isso não acontece, a CBF tem que liderar uma discussão ampla sobre fair play financeiro. Não podemos ter tanta irresponsabilidade", comentou Adson Batista.

 

O que é fair play financeiro?


A prática é comum na Europa e visa dar aos clubes o objetivo de manterem suas contas equacionadas. Caso uma instituição não esteja dentro das regras estabelecidas, ela perde o direito de contratar, além de outras punições envolvendo créditos. Cada país europeu possui um conjunto de legislações acordadas entre os clubes. Dessa forma, o Brasil também teria que discutir os próprios acordos.

De acordo com estudo da Sports Value, poucos clubes brasileiros estariam dentro das normas de fair play financeiro, baseado nas regras europeias. Entre estes clubes, estão o Corinthians, Athletico-PR, Santos, Cuiabá e Flamengo. O levantamento foi baseado nos balanços publicas em 2023, já que as contas de 2024 são divulgadas apenas no ano que vem.