Presidente do conselho da Ferroviária renuncia após queda

Filippo Bertolucci deixa o comando do conselho em meio à crise institucional da AFE

Por: Neila Gonçalves
4 horas atrás em 27 de novembro de 2025
Foto: Divulgação/RCI Araraquara



A Ferroviária tornou pública nesta quarta-feira a renúncia de Filippo Bertolucci ao cargo de presidente do Conselho de Administração da SAF. A saída ocorre poucos dias depois do rebaixamento da equipe à Série C, marcando o primeiro movimento oficial da diretoria desde o fim da campanha que levou a Locomotiva ao descenso nacional.

Bertolucci, de 27 anos, é filho de Giuliano Bertolucci, agente influente no futebol, e assumiu a gestão da SAF no fim de 2022, quando o Grupo Bertolucci adquiriu o controle que antes pertencia a Saul Klein. Ele já atuava nos bastidores do clube como conselheiro desde 2020, antes da transformação da Ferroviária em Sociedade Anônima do Futebol.

Com a renúncia, a responsabilidade administrativa passa a ser centralizada em Júlio Carneiro, diretor-presidente da AFE, que segue no cargo e conduzirá o clube neste período de reestruturação. Em 2026, a Ferroviária disputará a Série C do Brasileiro e a Série A2 do Campeonato Paulista, ambos com grande peso no futuro esportivo da Locomotiva.