Um dos principais clubes formadores do Brasil, o Ibrachina segue expandindo seus horizontes no continente europeu. Depois de visitar a sede do Barcelona na última semana, o presidente do clube, Henrique Law, está em Portugal e conheceu a estrutura de mais duas equipes da primeira divisão do país: Gil Vicente e Famalicão.
Ver essa foto no Instagram
O intercâmbio tem o propósito de adquirir conhecimentos sobre a formação de atletas, metodologias de trabalho e conhecer métricas dos clubes das primeiras divisões europeias. Depois de ser recepcionado pelo luso-brasileiro Deco na Catalunha, pôde conversar com o presidente do Famalicão, Miguel Ribeiro, assim como o vice-presidente rancisco Barbosa e Ricardo da Silva, Diretor de Formação do Gil Vicente.
Neste ano, o Ibrachina chegou nas oitavas de final da Copinha e nas quartas de final do Campeonato Paulista na categoria sub-20. Decepcionou no sub-17 e não chegou no mata-mata do torneio estadual, mas alcançou também as quartas no sub-15. São quatro anos de história do Instituto Sociocultural Brasil-China, que em pouco tempo já demonstrou grande valor.
Infelizmente, apesar de todo o nosso talento e paixão pelo esporte, o futebol brasileiro está atrás do europeu em quesitos táticos, estruturais e organizacionais. Conhecer os clubes internamente e o seu funcionamento é essencial para entender como melhorar o seu desempenho de diversas formas.