Presidente do Novorizontino aprova novo formato do Paulistão

Presidente Eugênio Wilson da Rocha Santos destaca modelo inspirado na UEFA e a força do grupo do Tigre

Por: Neila Gonçalves
18 horas atrás em 13 de novembro de 2025
Foto: Reprodução/TV Novorizontino



O presidente do Novorizontino, Eugênio Wilson da Rocha Santos, comentou sobre o novo formato do Campeonato Paulista 2026, definido em reunião realizada na última terça-feira, 11 de novembro, entre a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes.







Segundo o dirigente, a mudança foi construída em conjunto, com ampla participação das equipes, para garantir que o Paulistão mantivesse sua tradição e competitividade, mesmo com a redução de datas no calendário nacional.






“Após a definição das 11 datas pela CBF, a Federação se movimentou para, junto aos clubes, encontrar o melhor modelo possível. O objetivo foi preservar o brilho do campeonato e seus grandes clássicos”, explicou Eugênio.






O novo formato foi inspirado em competições organizadas pela UEFA. Os clubes farão oito partidas na primeira fase, enfrentando os adversários definidos por sorteio. Os oito melhores colocados avançam às quartas de final, seguidas por semifinais e final. Os dois times com menor pontuação ao fim dessa etapa serão rebaixados à Série A2.






“Essa questão do descenso foi bastante debatida. Alguns clubes acharam poucas partidas, outros preferiram manter assim. Foi uma decisão votada, não imposta pela Federação”, reforçou o presidente.






Ao avaliar o grupo do Novorizontino, Eugênio destacou o alto nível dos adversários e o desafio que o Tigre terá pela frente.






“Ficamos em um dos grupos mais fortes. Enfrentaremos Palmeiras e Santos, que são grandes, além de Mirassol e Red Bull Bragantino, ambos da Série A. Temos ainda São Bernardo e Botafogo-SP, que disputam a Série B, e o Primavera, que vem se estruturando com investimentos e melhorias no estádio”, analisou.






Apesar da dificuldade, o dirigente mostrou confiança no desempenho do Tigre.






“O Paulistão nunca é fácil. O Novorizontino já é experiente na competição e sabe o que precisa fazer. Vamos com um elenco forte, competitivo e preparados para buscar um grande primeiro semestre em 2026”, finalizou o presidente.