Pressionado, Zubeldía tenta primeira vitória no Brasileirão

Por: Neila Gonçalves
7 meses atrás em 20 de abril de 2025
Foto: Alexandre Schneider/Getty Images



Neste domingo (21), às 16h (horário de Brasília), Luis Zubeldía comandará o São Paulo diante do Santos, no Morumbis, em clássico válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Será a primeira vez que o técnico argentino descerá do ônibus com a delegação tricolor, conforme anunciado há uma semana pelo diretor de futebol Carlos Belmonte — gesto simbólico em meio ao momento delicado vivido pelo treinador.







Sem vencer há seis partidas, com quatro empates nos primeiros quatro jogos do Brasileirão, Zubeldía tenta tirar o time da incômoda zona de empates e conquistar os primeiros três pontos na competição. O desafio será diante de mais de 47 mil torcedores, que têm demonstrado impaciência nas arquibancadas. Nas últimas três partidas em casa, o São Paulo saiu vaiado após empates contra Sport (0 a 0), Alianza Lima (2 a 2) e Cruzeiro (1 a 1) — os dois últimos após abrir o placar e ceder o empate.





A data do clássico marca também um ano da chegada de Zubeldía ao São Paulo, anunciado em 20 de abril de 2024, substituindo Thiago Carpini. Desde então, o treinador comandou a equipe em 71 partidas, com 31 vitórias, 24 empates e 16 derrotas — aproveitamento de 54,9%. Apesar da marca, ainda não conquistou títulos à frente do clube.





O momento de instabilidade passa também pela lista de desfalques: Pablo Maia, Lucas Moura, Oscar, Luiz Gustavo e Calleri seguem fora por lesão. Ainda assim, a diretoria tem mantido respaldo ao treinador, elogiando a busca por alternativas táticas, como a formação com três zagueiros, a ascensão de Lucas Ferreira e os espaços conquistados por Ferreirinha e Marcos Antônio no time.





A boa relação com elenco e diretoria, aliada ao esforço em encontrar soluções em meio aos problemas, pesa a favor da permanência do técnico, mesmo com a pressão crescente por resultados.





Agora, Zubeldía e o São Paulo têm mais um teste decisivo — desta vez, com o apoio da torcida e a necessidade urgente de reencontrar o caminho das vitórias.