Entre os 16 times que disputarão a Série A2 do Campeonato Paulista em 2025, apenas o Primavera de Indaiatuba e a Votuporanguense nunca jogaram a elite do futebol paulista. Os dois tentam mudar esse fato no ano que vem, buscando o inédito acesso para enfim jogar o Paulistão em 2026.
Os clubes tem histórias muito distintas. Enquanto o Primavera se aproxima do seu centenário (surgiu em 1927), o CAV é o time mais novo do segundo nível do estado, recentemente completando 15 anos de existência.
Somando suas participações em todas as divisões do Campeonato Paulista, o Primavera disputou o torneio apenas 48 vezes em sua história, menos de metade dos seus 97 anos de vida. Por outro lado, o alvinegro “chegou chegando” nas divisões menores do Paulistão, disputando a Bezinha já no seu 2º ano de existência.

Antes de completar 10 anos de vida, o CAV venceu a Copa Paulista de 2018, batendo a Ferroviária nos pênaltis – Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão
Depois de longo período longe da Série A2 (desde 1987) e até mesmo das atividades esportivas em algumas temporadas, o Primavera retornou ao torneio em 2022. Já a Pantera volta como Campeão da Série A3 depois de passar três anos no terceiro nível. Feito que o Fantasma nunca realizou, já que só tem títulos da Série A4 e da Segunda Divisão.

O último título do Primavera foi o da Bezinha (atual A4), em 2018 – Foto: Célio Messias / FPF
Rivais de Peso
Naquela que pode ser “a Série A2 mais disputada de todos os tempos”, as duas equipes correm por fora e longe de qualquer status de favoritismo. O rival Ituano, por exemplo, já participou 30 vezes do Paulistão e é bicampeão. A Portuguesa Santista é outra com vasta experiência, já disputou 51 edições da Série A1.
No entanto, para a esperança dos torcedores de Fantasma e Pantera, isso não entra em campo. Ambos já estão em pré-temporada e cada vez mais próximos da estreia na competição, que ocorre no dia 15 de janeiro. A Votuporanguense enfrenta a Ferroviária, time de Série B do Brasileirão, em casa. Também em seus aposentos, o Primavera recebe o São Bento.