Quatro anos de Abel no Palmeiras: Uma era de conquistas

Por: Alan Favaron
11 meses atrás em 30 de outubro de 2024
Foto: Cesar Greco/Palmeiras


No dia 30 de outubro de 2020, desembarcava no Brasil um treinador pouco conhecido do público brasileiro: Abel Ferreira, um jovem técnico português, que chegava para substituir Vanderlei Luxemburgo e assumir o comando do Palmeiras


Sua contratação foi uma aposta ousada da diretoria do clube, mas, em um curto período, Abel não só justificou essa escolha como se tornou um dos maiores técnicos da história alviverde. Em quatro anos, ele não apenas conduziu o Verdão a conquistas históricas, mas também transformou o time em um dos mais prestigiados da América do Sul, com um total de dez títulos conquistados e uma um trajetória que vai ficar marcada para sempre na história da equipe.


Em pouco tempo, Abel Ferreira entregou aos palmeirenses o tão sonhado título Copa Libertadores. E não foi só um, o português conquistou o bicampeonato, em 2020 e 2021. O feito tornou o Palmeiras uma potência no continente, consolidando sua posição entre os grandes clubes sul americanos. Além das conquistas internacionais, Abel também liderou o Verdão a vitórias em campeonatos nacionais e estaduais, incluindo dois títulos do Campeonato Brasileiro (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa do Brasil (2023) e três Campeonatos Paulistas consecutivos (2022, 2023 e 2024). Além de uma Recopa Sul-Americana (2022).


“Cabeça Fria, Coração Quente”


A presença do comandante português no Palmeiras vai além do campo. Quem não lembra do seu lema “Cabeça Fria, Coração Quente”? Que se tornou um verdadeiro mantra para o elenco e a torcida, representando a capacidade de manter o mental controlado em momentos de grandes emoções. A frase, que virou título de um livro escrito pelo próprio treinador, é utilizada frequentemente por jogadores e torcedores como inspiração,  e reflete a filosofia de trabalho e mentalidade vencedora que o português trouxe ao clube.


Abel Ferreira atingiu uma marca impressionante: ele se tornou o técnico mais longevo da história do Palmeiras em uma única passagem. Em seus quatro anos, ele já comandou o clube em 284 jogos, somando 165 vitórias, 68 empates e 51 derrotas. Sob sua liderança, o Alviverde marcou 478 gols e sofreu 225.


São 1461 dias do treinador à frente do Verdão. São 1461 dias que proporcionaram muitas alegrias ao torcedor palmeirense. São 1461 dias de uma das eras mais vitórias do clube. São 1461 dias de história sendo feita. E para o palmeirense, que sejam mais 1461 dias de Abel Ferreira no Palmeiras.